Turismo Rural é tema de seminário em Encantado/RS

Agronegócio

Turismo Rural é tema de seminário em Encantado/RS

O objetivo do evento foi integrar e ordenar as iniciativas voltadas ao segmento que já estão sendo desenvolvidas no Estado.
Por:
811 acessos

Organizado pelo Sebrae/RS - com o apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Encantado, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - o 2º Seminário Estadual de Turismo Rural reuniu mais de 200 pessoas, na tarde de quarta-feira (24/08), no Auditório Itália, em Encantado. O objetivo do evento foi integrar e ordenar as iniciativas voltadas ao segmento que já estão sendo desenvolvidas no Estado, propondo alternativas para a agregação de renda na propriedade.

Na ocasião, a turismóloga e responsável pelo segmento de Turismo Rural da Emater/RS-Ascar, Fernanda Silva, abordou o tema Legislação Rural. Acompanhada da coordenadora do grupo de trabalho que debate o tema no Estado, Rosane Simões, da Setel, Fernanda apresentou um conjunto de legislações e portarias que dão conta da prestação de serviços turísticos, esclarecendo conceitos, enquadramentos e formas de se cadastrar junto ao Ministério do Turismo - uma obrigação exigida por Lei, que possibilita uma série de benefícios.

Para a turismóloga, compreender os conceitos é parte importante do processo, uma vez que este pode ser o caminho para a viabilização econômica dos empreendimentos. Em sua fala, também discorreu sobre tributação de atividade rural, diferenças entre turismo rural e urbano, tipos de turismo no contexto rural e caracterização para segurados especiais. "Não são temas fáceis e, muito provavelmente não teremos todas as respostas, mas posso dizer que é muito salutar estarmos debatendo estes assuntos em um espaço de troca como este", analisou.

O evento contou ainda com outras palestras. A coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Graziele Vilela, abordou Tendências do Turismo Rural. Já a mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e consultora da área, Paula Nora, ministrou painel sobre Turismo de Experiência. Fechando a tarde foram apresentados dois casos. O primeiro por Bruna Cristófoli, sobre a Vinícola Cristófoli, de Bento Gonçalves. O segundo por Márcia Ferrari, da Agroecologia Ferrari, de Arroio do Meio.

Para a responsável pela área Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, eventos do tipo são importantes na região, especialmente pelo fato de o Vale do Taquari possuir um grande potencial e um amplo número de empreendimentos rurais que demonstram interesse em abrir suas propriedades para receber turistas. "Certamente o fortalecimento da atividade valoriza as riquezas locais e culturais, possibilita a diversificação da renda, o aumento da qualidade de vida e, por que não, a sucessão rural", destaca.

O seminário contou com a participação de público diversificado, com a presença de gestores públicos, profissionais e empreendedores de turismo, empresários, produtores rurais e estudantes. Autoridades, como o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, o presidente da Amturvales, Valnei Cover, a gerente regional do Sebrae nos vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, o supervisor dos vales no Senar, Ricardo Lopes de Almeida e o prefeito de Encantado, Paulo Costi, também marcaram presença no encontro.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink