CI

Turismo Rural Gaúcho é premiado em feira nacional e serve de modelo

A organização do turismo rural é um dos programas prioritários do Governo do RS


Durante a Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur), neste fim de semana, em São Paulo, o projeto Turismo Rural Gaúcho recebeu o prêmio de destaque. O case do RS, como política pública desenvolvida pelo Governo do Estado pela organização do segmento, obteve reconhecimento nacional, de acordo com os critérios do Ministério do Turismo e do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural.

Sob a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a organização do turismo rural é um dos programas prioritários do Governo. A Lei nº 12.845, de 26 de novembro de 2007, instituiu a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural, garantindo a criação e a permanente atuação de um grupo gestor.

Segundo Gládis Garcia, coordenadora do Grupo Gestor de Turismo Rural, que realizou a apresentação do case gaúcho na Feiratur, a participação no evento foi fundamental para a troca de informações e o fortalecimento de vínculos. "Houve uma procura muito grande pelo Guia de Turismo Rural que distribuímos durante a feira. Sentimos o interesse do público e de técnicos de outros Estados, buscando maiores detalhes em conhecer como foi realizado esse trabalho no Rio Grande do Sul", ressaltou.

Durante a apresentação, o coordenador estadual do Programa e Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Paulo Fabres, destacou o trabalho constante que é desenvolvido para sensibilizar sobre a importância de o empreendedor buscar sua profissionalização, ampliando diferenciais e criando novas oportunidades de negócios. "O incentivo ao desenvolvimento do turismo rural oportuniza que famílias trabalhem em conjunto na comercialização dos seus produtos, além de oferecer mecanismos que evitam o êxodo rural", destacou o secretário de Turismo, Heitor Gularte.

Feira
Consolidada como a maior feira de turismo rural do Brasil, a 7ª edição da Feiratur começou na sexta-feira (13) e se encerrou neste domingo (15), no Parque da Água Branca, na capital paulista. Em um estande de 18 m², o destaque foi o produto turismo rural gaúcho. Os visitantes tiveram acesso a informações sobre alternativas de hospedagens e opções de gastronomia. A comitiva gaúcha foi composta pela equipe técnica das secretarias do Turismo e da Agricultura e por integrantes do Grupo Gestor de Turismo Rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.