CI

Turismo Rural valoriza os saberes e sabores do campo

O turismo rural é uma ação que acontece nas comunidades de agricultores familiares, em várias regiões da Bahia


O turismo rural é uma ação que acontece nas comunidades de agricultores familiares, em várias regiões da Bahia. Trata-se da visita a comunidades rurais baseadas nos princípios da economia solidária, do respeito ao meio ambiente e na cultura local, de forma a valorizar os saberes e sabores do campo e a troca de conhecimentos entre visitantes e visitados.


Na Bahia, o Programa de Turismo Rural iniciou com a realização do primeiro Seminário de Turismo Sustentável em 2008, promovido pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), através da rede temática do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Neste âmbito, a EBDA desenvolve projetos de artesanato, centralizando os trabalhos na publicação do Guia de Turismo Rural; nas ações do Comitê Gestor: Oficina de sensibilização para comunidades; gestão para qualificação de negócios e oficina de roterização. Estão desenvolvendo as ações as Gerências Regionais de Itaberaba, Seabra e Jacobina, além de Itabuna, Cruz das Almas e Feira de Santana, todas situadas em regiões de fluxo turístico ou de grande potencial artesanal.

No Programa ainda são destaques, a realização de seminários regionais de turismo rural, como os que já aconteceram em Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Itacaré e Camacan, além da participação em eventos como: Saberes e Sabores do Recôncavo; Caminhos do chocolate e Agro ecoturismo do Baixo Sul. O mapeamento e Georreferenciamento dos negócios do turismo rural, produção associada e articulação com redes nacionais e regionais de gestão e desenvolvimento do Turismo Rural também estão incluídas no calendário de atividades do projeto.


Desta forma, comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária, associações e cooperativas de produtores familiares, condutores de visitantes, indígenas e pescadores artesanais têm mais uma fonte de geração de renda com o turismo rural.

Fazendas e assentamentos que antes produziam café, cacau e criação animal estão também recebendo turistas com serviços de hospedagem, gastronomia e entretenimento. O Programa de Turismo Rural, por meio da EBDA possibilita a manutenção da tradicional economia campesina (agricultura, pecuária e pesca) e a associação com atividades que geram novo valor aos produtos do campo, gerando novas oportunidades de renda e emprego para a nossa população.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.