Turma de 4ª série cria ‘Super Vitamina’ no interior do Paraná

Agrinho

Turma de 4ª série cria ‘Super Vitamina’ no interior do Paraná

Personagem faz parte da recriação do conto de Chapeuzinho e de uma ação que pode ser premiada nesta segunda pelo Concurso Agrinho
Por: -Giorgio Dal Molin
77 acessos

Na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, 1,5 mil alunos e professores de todo Paraná estarão em Curitiba para ensinar como desenvolveram projetos inovadores de ensino, reforçando a importância da agricultura familiar, do meio ambiente, da segurança e da saúde, principalmente no meio rural. Esse ‘aulão’ vai acontecer durante o encerramento do Concurso Agrinho de 2017.

Desenvolvido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o programa Agrinho leva às escolas da rede pública de todos os municípios do estado uma proposta pedagógica, com apostilas e incentivos ao desenvolvimento de ações. Ao mesmo tempo, a Faep realiza um concurso nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e município, a fim de premiar as melhores iniciativas dos participantes do programa.

“Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Chapeuzinho, Lobo Bom e Super Vitamina

Uma das finalistas é Graciele Cristiane Rambo Grenzel, da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. A professora do 4º ano do ensino fundamental liderou neste ano o projeto ‘Alimentação saudável: curta e compartilhe essa ideia’.

“Surgiu da necessidade da inclusão da alimentação saudável em nossa escola. Considerando que 90% da merenda vêm da agricultura familiar, buscamos mostrar a conexão da importância da alimentação saudável junto com a valorização dos agricultores locais”, conta a professora.

Ela conta que utilizou o material fornecido pelo programa para contextualizar os alunos, e que a partir disso todos realizaram uma série de ações, como uma feira de alimentação, concurso culinário sustentável, reativação da horta da escola, entre outras. “Os alunos precisam conhecer a dificuldade que é produzir os alimentos”, conta a professora, que chamou a nutricionista escolar e até mesmo a merendeira da escola para ensinar os alunos o preparo de algumas receitas. 

Outra ideia acabou famosa no município. Os alunos criaram uma peça de teatro itinerante com a participação da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom. “Na história, o Lobo ensina para a Chapeuzinho a importância de levar alimentos saudáveis para a Vovó, ao invés de doces”, revela Graciele Grenzel. “Ao final da peça, quem fala sobre o agricultor é o Super Vitamina, que entra no final da apresentação e chama as crianças para fazer parte da Liga da Alimentação Saudável, como batizamos, e dá dicas de como isso pode acontecer consumindo produtos da região, por exemplo”.

A turma levou a peça para outros locais da cidade e multiplicou a consciência sobre agricultura e alimentação saudável em outras escolas das redes pública e privada. Além disso, participou da festa municipal no dia do colono e foi à APAE do município. ”Foi um intercâmbio social muito importante para os alunos”, diz a professora. 

Resta saber, com tantos projetos, se a ideia de Marechal Candido Rondon será um dos projetos eleitos pelo Agrinho. Durante o evento no Expotrade Pinhais, serão 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo, com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um sobre o tema solos), que receberão um automóvel zero quilômetro. Os demais estudantes e professores recebem tablets na premiação de etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink