CI

Ucrânia avança nas exportações de grãos

Enquanto isso, a Turquia vem trabalhando com as Nações Unidas para intermediar um acordo para liberar as exportações


Foto: Divulgação

A Ucrânia disse que 16 navios passaram por uma importante foz do rio Danúbio em 12 de julho, enquanto o país tenta abalar as exportações de grãos soltos engarrafados pelo bloqueio russo do Mar Negro, informou a Reuters, citando um comunicado do governo. “Nos últimos quatro dias, 16 navios passaram pela foz do rio Bystre”, disse o vice-ministro de Infraestrutura, Yuriy Vaskov, em comunicado do ministério. “Planejamos manter esse ritmo.”

O ministério disse que os 16 navios estão agora esperando para serem carregados com grãos ucranianos para exportação para mercados estrangeiros, enquanto mais de 90 navios aguardam sua vez no canal Sulina, na Romênia. A Ucrânia espera aumentar as travessias ao longo da rota Sulina e, com a abertura do Bystre, poderá aumentar suas exportações mensais de grãos em 500.000 toneladas se as metas forem cumpridas, disse o ministério.

Antes da invasão da Rússia em 24 de fevereiro , disse o ministério, os portos marítimos representavam cerca de 80% das exportações agrícolas da Ucrânia, mas agora estão restritos aos portos do Danúbio , ferrovias e estradas a oeste.

Enquanto isso, a Turquia vem trabalhando com as Nações Unidas para intermediar um acordo para liberar as exportações agrícolas da Ucrânia. As delegações militares russas, ucranianas e turcas devem se reunir com funcionários da ONU em Istambul em 13 de julho para conversar sobre um possível acordo para retomar as exportações seguras de grãos ucranianos do principal porto de Odessa, no Mar Negro.

A invasão russa e o bloqueio marítimo da Ucrânia deixaram mais de 20 milhões de toneladas de grãos em silos em Odessa e provocaram uma preocupação global com o abastecimento de alimentos. A próxima colheita está em risco, pois a Ucrânia fica sem espaço de armazenamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.