UE enfrenta obstáculos para reduzir subsídios agrícola
CI
Agronegócio

UE enfrenta obstáculos para reduzir subsídios agrícola

Por:

A Comissão Européia, órgão executivo da União Européia, apresentou aos Estados membros seu projeto de corte de tarifas e subsídios agrícolas como parte das negociações sobre comércio internacional mas não conseguiu obter aprovação, afirmaram autoridades. A Comissão, que participa das negociações em nome dos membros do bloco, afirmou que os Estados tinham pedido mais tempo para avaliar o documento e tinham recebido prazo até hoje para dar resposta.

''É muito complicado em termos do que será realmente a extensão das propostas. Segunda-feira é a data limite para que seja dada uma resposta'', afirmou o comissário de Comércio da UE, Pascal Lamy. A comissão apresentou sua proposta em dezembro para a OMC (Organização Mundial do Comércio), como parte das negociações sobre comércio global lançadas em Doha em 2001, que englobam também agricultura.

O objetivo é aumentar o acesso ao mercado, particularmente para países pobres e em desenvolvimento, e reduzir os subsídios que distorcem ao mercado. Os diplomatas da UE disseram que a França, um dos maiores beneficiários dos fundos destinados à agricultura, tinha se oposto às propostas da Comissão, que incluíam um corte nas tarifas agrícolas de 36%, de 45% nos subsídios para exportação e 55% naqueles destinados ao campo.

Um diplomata disse que alguns Estados da UE estavam preocupados com a proposta da Comissão. Isso porque ofereceria vantagens demais aos rivais do bloco na OMC, apesar de aceitar que o bloco tinha de dar alguma espécie de contribuição para as conversações sobre agricultura na OMC.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.