CI

UE estima crescimento de 16% na produção de grãos

A produção esperada para este ano é de 301 milhões de toneladas


Condições climáticas favoráveis e autorização para os agricultores cultivarem mais terras levaram a União Européia a prever, para 2008, colheita de cereais 16% maior que a de 2007. A produção esperada para este ano é de 301 milhões de toneladas, segundo dados divulgados na quinta-feira pelo serviço científico da Comissão Européia.

O rendimento previsto pelo bloco é de 5 toneladas por hectares, bem acima da produtividade de 2007. Os produtores de trigo, milho, colza, girassol, batata e açúcar aumentaram em 5% a taxa de ocupação dos solos em relação ao ano passado, também em razão dos preços elevados dos produtos.

A produção total de trigo na UE é projetada em 141 milhões de toneladas, alta de 17,4%, ou 21 milhões de toneladas. O rendimento por hectare previsto é de 4,8% para o trigo leve e de 12,8% para o duro.

Para o milho, a previsão é de produção de 60 milhões de toneladas, elevação de 4%. O rendimento deverá crescer mais de 20% sobre 2007, e mais de 9,5% em relação aos últimos cinco anos, especialmente em virtude de países que sofreram seca em 2007, como Romênia e Bulgária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.