CI

UE quer plantar três bilhões de árvores até 2030

A proposta diz que a bioeconomia deve ser “conduzida dentro de limites sustentáveis”


Foto: Marcel Oliveira

A Comissão Europeia revelou o novo plano florestal da UE, que inclui o compromisso de plantar pelo menos três bilhões de árvores adicionais na próxima década para impulsionar a remoção de gases de efeito estufa naturais. Na UE, as florestas representam cerca de 38% da área total do solo. A Finlândia, com 71% das terras cobertas por floresta, e a Suécia com 67%, são os países com mais florestas, seguida pela Eslovênia, Estônia e Letônia. 

No entanto, eventos climáticos extremos e a crescente demanda por produtos e serviços florestais e o comércio internacional aceleraram a perda de cobertura arbórea na última década. A nova estratégia reconhece a importância das florestas na luta contra as alterações climáticas, mas também o seu papel no cabaz de energias renováveis da UE, cuja principal fonte é a bioenergia à base de madeira. 

No entanto, pela primeira vez, a comissão advertiu que o aumento da extração de produtos de madeira de longa vida provavelmente não compensaria a redução no sumidouro líquido de carbono associado, exortando os Estados-Membros a prestarem atenção a "este risco". E embora muitas políticas da UE tenham impacto sobre as florestas dentro e fora da UE, a política florestal continua a ser uma competência principalmente nacional. A proposta diz que a bioeconomia deve ser “conduzida dentro de limites sustentáveis” de forma a minimizar seu impacto na biodiversidade. 

De acordo com a diretiva de energia renovável atualizada, a comissão também reforçou seus 'critérios de sustentabilidade' usados para determinar se uma forma de biomassa florestal pode ser considerada renovável. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.