CI

UEG promove II Encontro de Mulheres Rurais

O Encontro é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Sudoeste


A Universidade Estadual de Goiás (UEG) vai promover o II Encontro das Mulheres Rurais no próximo dia 8 de junho, durante a realização do Agro Centro-Oeste Familiar 2017. A professora Divina Aparecida Leonel, assessora executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrG|UEG) e docente do Mestrado do Câmpus Anápolis será responsável por conduzir as discussões, juntamente com a professora Paula Chagas, assessora de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE) e docente do Câmpus Morrinhos.

O encontro tem como objetivo discutir o papel das mulheres no crescimento e fortalecimento da agricultura familiar. Com o tema “Experiências das Mulheres Rurais”, o encontro irá promover o diálogo e a troca de experiências entre trabalhadoras rurais. “É um espaço em que as mulheres terão possibilidade de falar e ouvir sobre a realidade umas das outras. E assim promover o intercâmbio de conhecimento e iniciativas”, analisa a professora Divina.

O Encontro é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Sudoeste, que promove pesquisas e projetos de extensão no campo com o objetivo de superar as desigualdades e exclusões decorrentes do modelo de produção econômica.

Panorama nacional

No Brasil, a Agricultura Familiar corresponde por 90% da base econômica de municípios com até 20 mil habitantes, segundo dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Além disso, ela é responsável por garantir a maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Mandioca, feijão, carne suína, milho e leito, são alguns exemplos de alimentos cuja produção é garantida pelos pequenos produtores.

Nesse cenário, a participação das mulheres rurais tem ganhado destaque nos últimos anos. “Muito se debate hoje em dia sobre a melhor forma de gerar autonomia para as mulheres rurais por meio de políticas públicas, possibilitando a garantia ao acesso à cidadania e direitos”, explica a professora Divina Aparecida Leonel.

Nesse sentindo, a efetiva participação das mulheres rurais nas discussões é um mecanismo primordial para a superação dessas assimetrias. “Uma das ações desenvolvidas foi a criação da Câmara Temática das Mulheres, que é um espaço de integração da mulher rural destinando a despertar a importância da representatividade feminina na tomada das decisões relacionadas à aplicação de recursos públicos de programas governamentais”, observa a professora Divina.

Para a professora é preciso que a visão da mulher responsável exclusivamente pelas questões domésticas seja superada. “A mulher rural é encarregada, em alguns casos, como cuidadora de atividades ligadas a hortifrutigranjeiros, porém não reconhece esse serviço, pois não obtém lucro dele”, afirma.

Programação

Promovida pela Universidade Federal de Goiás desde o ano 2000, a Agro Centro-Oeste Familiar 2017 será realizada de 7 a 10 de junho, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Itatiaia, em Goiânia. A programação inclui seminários temáticos e científicos, cursos e oficinas, além de apresentações culturais e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Serviço

II Encontro das Mulheres Rurais

Data: 8 de junho

Hora: 15h30

Local: Centro de Eventos da UFG

Endereço: Câmpus Itatiaia, Goiânia-GO

Mais informações: (62) 3522-5607

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.