CI

UFs em que o peso do frango abatido aumentou no 2º trimestre de 2012

Enquanto os abates recuaram quase 3%, o volume de carne produzida aumentou mais de 1%


Como o AviSite observou na semana passada, no segundo trimestre deste ano o peso médio do frango abatido no Brasil em estabelecimentos sob inspeção atingiu recorde histórico , fazendo com que a queda no número de cabeças abatidas (a menor quantidade em seis trimestres) acabasse neutralizada, pois o volume de carne acabou aumentando, ainda que por um percentual mínimo.


Dessa forma, enquanto os abates recuaram quase 3%, o volume de carne produzida aumentou mais de 1%, o que significa dizer que se abateram 36 milhões de cabeças a menos, mas se produziram 30,2 milhões de quilos de carne de frango a mais.

Nesse processo, a maioria dos estados esteve envolvida, como mostra o gráfico abaixo, com o desempenho das principais unidades federativas (UFs) produtoras. Ou seja, das 18 relacionadas, somente oito acusaram no trimestre um peso médio inferior ao de idêntico período de 2011. E nas dez onde o peso do frango aumentou, mais da metade (seis) registrou aumento acima da média brasileira.

Aqui, os três casos mais destacados envolvem os estados do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, onde os frangos abatidos sob inspeção pesaram, em média e respectivamente, 9,24%, 10,91% e 11,71% mais que no segundo trimestre do ano passado.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.