CI

Uma planta de buva pode produzir até 200 mil sementes

Pesquisas mostram que a buva é um adversário persistente e imprevisível


Foto: Marcel Oliveira

A buva é uma das ervas daninhas mais comuns e problemáticas na produção de soja - comprovadamente causadora de perdas de rendimento de até 39% na região de cultivo do meio-oeste americano. Uma única planta de buva pode produzir até 200 mil sementes que podem ser facilmente espalhadas por grandes distâncias. Além disso, a resistência a herbicidas tornou a erva-benta cada vez mais difícil de controlar.

Em um artigo apresentado no Volume 69, Edição 6, da revista Weed Science, os pesquisadores compartilham as descobertas de um estudo em grande escala para avaliar a ocorrência da erva-benta no final da temporada em 49 condados de Ohio (EUA) onde a soja é cultivada. Pesquisas foram conduzidas anualmente durante um período de cinco anos para determinar a frequência, nível de infestação e distribuição de buva ao longo do tempo e para identificar aglomerados significativos e tendências de movimento.

Os pesquisadores descobriram que houve um aumento acentuado nas infestações durante o período de cinco anos do estudo. A buva foi encontrada em cada condado durante cada ano da pesquisa - em até 38% dos campos em geral. Infelizmente, porém, não havia um padrão distinto de distribuição ou movimento ano a ano para ajudar a prever as áreas suscetíveis a futuras infestações.

"As pesquisas mostram a importância da vigilância e da pró-atividade", disse Alyssa I. Essman, Ph.D., da Universidade Estadual de Ohio. "Com base em nossas descobertas, os produtores podem esperar que a buva persista como uma ameaça comum e problemática para a produção da soja. Para reduzir a frequência e o impacto das infestações, eles precisarão explorar os campos com cuidado e fazer do controle uma prioridade."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.