CI

União e ousadia marcam as comemorações na Frinape 2018

Frinape 2018 marcou também as comemorações do centenário de Erechim


Aberta oficialmente no sábado (10/11) a Feira Regional Industrial e de Agropecuária (Frinape) 2018, maior feira da região do Alto Uruguai, marcou também as comemorações do centenário de Erechim. Uma apresentação cultural com representação de etnias encenou a chegada dos imigrantes no município, dando início a programação festiva. Na sequência, aconteceu a solenidade de abertura que reuniu autoridades, lideranças empresarias, prefeitos da região do Alto Uruguai, deputados e religiosos. Entre elas o presidente da Emater/RS, Iberê Orsi, o secretário da Agricultura Odacir Klein, que no ato representou o governador José Ivo Sartori, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello. 

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o presidente da Associação Comercial, Cultural, e Industrial de Erechim (Accie), Fabio Vendruscolo, e demais lideranças destacaram em seus pronunciamentos o empreendedorismo e a união de todos os segmentos para o desenvolvimento local e regional, bem como a superação para realização da feira. ?Ninguém faz nada sozinho?, disse ao ressaltar que a feira é de toda a população. ?Nós apenas a conduzimos?, observou Vendruscolo.

A sustentabilidade, baseado nos pilares ambiental, social e econômico é um dos pontos marcantes e devem ser observados por todos. Orsi destacou que a Emater/RS-Ascar leva qualidade de vida para o campo. Ao cumprimentar Erechim e região, e os cem anos do município, Iberê Orsi lembrou que a Instituição está em Erechim desde a década de 50, levando Extensão Rural e Social ?com qualidade de vida para as famílias do campo?. Orsi também parabenizou todos os envolvidos na Frinape.

A união, a interação econômica e cultural e o empreendedorismo marcaram os discursos das lideranças ao reconhecer a importância do potencial da região na feira. O secretário Odacir Klein também destacou a importância da colonização para o desenvolvimento de Erechim e região, elogiando as etnias, o empreendedorismo e o esforço. ?Este evento demonstra a ousadia. Sem empreendedorismo não há desenvolvimento?, frisou. 
A programação da abertura da Frinape ainda contou com uma homenagem aos ex-prefeitos Eloi João Zanella, Antonio Dexheimer e Paulo Alfredo Polis, e o patrono da feira, Claudionor Mores. 

Feira da Agrobiodiversidade e Simpósio de Cooperativismo 

Dentro da programação da Frinape 2018, que acontece de 9 a 18 de novembro, a Emater/RS-Ascar esta apresentando ao público visitante diversas ações, mostrando parte trabalho de Extensão Rural e Social praticadas junto à agricultura familiar. Nos espaços da Instituição o público poderá ver na prática atividades como hortas, cultivo de morango em substrato, energia fotovoltaica, armazenagem, irrigação, artesanato, apicultura, entre outras. No pavilhão da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar também mostra o trabalho com as agroindústrias, que reúne mais de 80 expositores com divulgação e comercialização de seus produtos.

Na terça-feira (13/11), a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a Segunda Feira da Agrobiodiversidade e o Sexto Simpósio de Cooperativismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de 800 pessoas participem do evento que acontece no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape. A programação inicia às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.