CI

União Européia estende embargo à importação da Ásia


A União Européia (UE) ampliou uma proibição das importações de aves, carne de aves e aves de estimação de oito nações asiáticas, entre elas China, Tailândia e Vietnã, que já registraram surtos da gripe de aves.

A Comissão para a Cadeia de Saúde Animal da União Européia decidiu ampliar a proibição por mais seis meses, para até 30 de setembro. A decisão foi tomada após a UE concluir que a gripe de aves ainda estava presente nesses oito países, ou que eles não poderiam comprovar que estavam livres da doença altamente contagiosa. Os oito países onde ainda vigora a proibição são Tailândia, Camboja, Indonésia, Laos, China, Vietnã, Paquistão e Malásia.

Dos dez países visitados pelos técnicos europeus, apenas dois foram considerados livres da doença: o Japão e a Coréia do Sul. Com isso, o painel retomou as importações de aves de estimação dos dois países. Japão e Coréia do Sul não exportam aves ou carne de aves para os países membros da UE.

"Estes países agora podem ser considerados isentos de gripe de aves", afirmou a Comissão Européia em comunicado enviado por e-mail.

No ano passado, um surto asiático de gripe de aves matou pelo menos 32 pessoas na Tailândia e no Vietnã e levou ao sacrifício de milhões de aves.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.