CI

União finaliza zoneamento


O governo federal alinhava os últimos detalhes do zoneamento da cana-de-açúcar, que deve ser anunciado pela Presidência da República no dia 17. O documento foi alvo de reunião entre os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Minas e Energia na sexta-feira, quando tratou-se das restrições ao plantio. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a definição é que não serão autorizadas novas áreas na Amazônia como forma de evitar questionamentos internacionais à produção do biocombustíveis. Outras limitações estão relacionadas ao cultivo na bacia do Alto Paraguai, em áreas de reserva vegetal e ao uso de queimadas para a colheita.

Na tarde de sábado, o deputado Luis Carlos Heinze entrou em contato com o ministro para averiguar a possibilidade de haver restrições ao RS. Stephanes garantiu que não há áreas gaúchas com dificuldades. "O RS não tem problema", frisou. O parlamentar obteve a garantia que os 840 mil hectares previstos para o Estado estão aptos. O governo ainda avalia se o texto será apresentado por medida provisória (MP) ou Projeto de Lei (PL). Atualmente, o zoneamento está na Casa Civil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.