CI

União por apoio ao setor leiteiro

Expansão e a qualificação da produção estadual de leite


Aproveitando o lançamento da 7 Fenasul e da 34 Expoleite, ontem (10), na Capital, produtores, cooperativas, indústrias e governo se propuseram a formar uma frente para impulsionar a expansão e a qualificação da produção estadual de leite com estabelecimento de metas. A intenção é envolver Emater, secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e Conseleite já a partir da reinstalação da Câmara Setorial do Leite no dia 18.

Além disso, no segundo semestre, deve estar na rua um programa de fomento, antecipou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan. Entre os gargalos estão tributação, taxas de juros e importações do Mercosul. Só entre janeiro e março, entraram 35 mil toneladas de lácteos da Argentina e do Uruguai, aponta o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, que participou do lançamento, ao lado de autoridades e lideranças, entre elas o vice-presidente do Grupo Record RS, Veríssimo de Jesus.

A Fenasul será realizada entre 26 e 29 maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Segundo maior produtor de leite do país, o RS trava batalha contra a ociosidade no setor industrial, ao redor de 40%. Com capacidade para produzir 15 milhões de litros diários, o processamento está em 9,5 milhões de litros, que saem das propriedades de 60 mil famílias.

O presidente da Gadolando, José Ernesto Ferreira, está confiante no crescimento da exposição. Entre os fatores para o otimismo estão a ampliação dos leilões, a valorização dos terneiros e o reajuste de até 10% no preço do leite em relação ao ano passado. Após quedas sucessivas, em 2010, o faturamento da feira cresceu 5,06%, fechando em R$ 954,43 mil. Neste ano, o leque de possibilidades de crédito será ampliado pelo retorno do Banco do Brasil, que oferece recursos ilimitados. As inscrições de animais se encerraram. Os cadastros ainda estão sendo repassados pelas associações, mas levantamento parcial já aponta para elevação dos inscritos. Até ontem, eram 2.681 exemplares contra 2.247 em 2010.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.