CI

UNICA inicia debate para produção do Relatório de Sustentabilidade 2013

Representantes das usinas se reúnem na sede da UNICA em Ribeirão Preto para produzir novo documento


Representantes das usinas se reuniram na sede da UNICA em Ribeirão Preto para produzir novo documento

Mais completo e aprofundado, mantendo a qualidade reconhecida nas edições anteriores. Assim o consultor para Responsabilidade Ambiental Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Daniel Lobo, definiu as expectativas do grupo de trabalho que realizou sua última reunião no dia 03 de agosto, para definir os indicadores sociais, econômicos e ambientais que farão parte da próxima edição do Relatório de Sustentabilidade da entidade, com distribuição prevista para junho de 2013.

Representantes das usinas associadas, das Secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura do Estado de São Paulo participaram dos encontros com especialistas da UNICA, para analisar as duas edições anteriores do Relatório, e discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da edição de 2013. A UNICA foi a primeira associação ligada ao agronegócio no mundo a publicar um relatório de acordo com os parâmetros desenvolvidos pela Global Reporting Initiative (GRI), considerados padrão mundial para esse tipo de publicação.

“Os encontros preparatórios são fundamentais, já que queremos que o próximo relatório atinja a mesma classificação da edição anterior e conquiste boa aceitação dentro da cadeia produtiva da cana-de-açúcar," destaca Lobo.

O Relatório de Sustentabilidade da UNICA distribuído em 2011 obteve o melhor desempenho disponível na escala do GRI, atendendo às exigências de nível “A+”, versão G3 checked. Criado em 1997 com o objetivo de atribuir aos relatórios de sustentabilidade e de responsabilidade social a coerência e a confiança dos relatórios financeiros, o GRI é hoje o padrão adotado para relatórios de mais de duas mil empresas e entidades espalhadas pelo mundo.

Para a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da UNICA e coordenadora do Relatório, Maria Luiza Barbosa, o desafio é sempre muito complexo já que os relatórios padrão GRI são sempre auditados: “Todas as informações são examinadas por empresas especializadas, dando ainda mais transparência e credibilidade ao documento. Para muitas empresas do setor, o relatório da UNICA é parâmetro, por isso nos empenhamos para manter a certificação máxima, no nível A+," explica.

Mais dois encontros para debater as diretrizes do próximo relatório da UNICA estão agendados para este ano, ambos em setembro.

AA1000

Além de atingir o grau máximo disponível para relatórios padrão GRI, o Relatório de Sustentabilidade da UNICA produzido em 2011 também recebeu a certificação AA1000, ou Accountability 1000, concedida após análise do conteúdo pela conceituada auditoria global PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL). O reconhecimento, desenvolvido pelo Institute of Social and Ethical Accountability (ISEA), organização não governamental sediadas em Londres, assegura a qualidade da contabilidade, auditoria e dos relatos sobre desempenho economico, social e ético da publicação.

“Para a indústria da cana-de-açúcar da região Centro-Sul é importante constatar o reconhecimento que os relatório produzidos pela UNICA já conquistaram, dentro e fora do Brasil, destaca Barbosa.

Para baixar a edição de 2011 do Relatório de Sustentabilidade da UNICA, clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.