Agronegócio

Unidade silvipastoril é acompanhada pela Emater/RS-Ascar em Cambará do Sul

A integração pecuária, agricultura e silvicultura vem sendo trabalhada na localidade de Azulega, onde foi implantado, no ano de 2007, uma Uepa. 
Por:
289 acessos

A integração pecuária, agricultura e silvicultura vem sendo trabalhada no município de Cambará do Sul, na propriedade de João Alberto Melos de Andrade, na localidade de Azulega, onde foi implantado, no ano de 2007, uma Unidade Experimental Participativa (Uepa). 

Na época, foram plantadas mil mudas de pinus, numa área de um hectare, com espaçamento de 5x2m. Nos anos seguintes, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com apoio da estrutura regional, vem realizando o acompanhamento e levantamento de dados da Uepa, além de orientar o produtor na sua condução e manejo, como a poda das árvores, a roçada do campo e a introdução de forrageiras, esta última visando à melhoria da forragem disponibilizada aos animais.

Alguns dos motivos que levaram o produtor a implantar o sistema foram o bem-estar animal, ou seja, a proteção contra os extremos de frio e calor; a conservação do solo, juntamente com a ciclagem de nutrientes, auxiliando na melhoria da fertilidade da terra; a diminuição do impacto sobre o ambiente relacionado à exploração pecuária; e a obtenção de produtos diferenciados.

?Outro fator relevante na implantação é considerar o sistema silvipastoril como uma iniciativa para manter a tradicional atividade da pecuária integrada a outra fonte de renda e, desta forma, agregar valor aos produtos obtidos em uma mesma área?, ressalta o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Neimar Fonseca e Silva. Segundo ele, é preciso considerar o caráter sustentável da proposta, possibilitando a adequação ambiental ao sistema de produção, com a combinação de atividades agrícolas (melhoramento do campo nativo), florestais (obtenção de madeira) e pecuária (gado).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink