CI

Unidade silvipastoril é acompanhada pela Emater/RS-Ascar em Cambará do Sul

A integração pecuária, agricultura e silvicultura vem sendo trabalhada na localidade de Azulega, onde foi implantado, no ano de 2007, uma Uepa. 


A integração pecuária, agricultura e silvicultura vem sendo trabalhada no município de Cambará do Sul, na propriedade de João Alberto Melos de Andrade, na localidade de Azulega, onde foi implantado, no ano de 2007, uma Unidade Experimental Participativa (Uepa). 

Na época, foram plantadas mil mudas de pinus, numa área de um hectare, com espaçamento de 5x2m. Nos anos seguintes, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com apoio da estrutura regional, vem realizando o acompanhamento e levantamento de dados da Uepa, além de orientar o produtor na sua condução e manejo, como a poda das árvores, a roçada do campo e a introdução de forrageiras, esta última visando à melhoria da forragem disponibilizada aos animais.

Alguns dos motivos que levaram o produtor a implantar o sistema foram o bem-estar animal, ou seja, a proteção contra os extremos de frio e calor; a conservação do solo, juntamente com a ciclagem de nutrientes, auxiliando na melhoria da fertilidade da terra; a diminuição do impacto sobre o ambiente relacionado à exploração pecuária; e a obtenção de produtos diferenciados.

?Outro fator relevante na implantação é considerar o sistema silvipastoril como uma iniciativa para manter a tradicional atividade da pecuária integrada a outra fonte de renda e, desta forma, agregar valor aos produtos obtidos em uma mesma área?, ressalta o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Neimar Fonseca e Silva. Segundo ele, é preciso considerar o caráter sustentável da proposta, possibilitando a adequação ambiental ao sistema de produção, com a combinação de atividades agrícolas (melhoramento do campo nativo), florestais (obtenção de madeira) e pecuária (gado).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.