CI

UNIPASV apresenta modelo de depósito de agroquímicos

Projeto faz parte da parceria com o Planta Forte sobre rodas que auxilia as propriedades associadas


Projeto faz parte da parceria com o Planta Forte sobre rodas que auxilia as propriedades associadas
 
Com o propósito de firmar e ganhar espaço no mercado mundial de cafés, produtores de café da região de Santana da Vargem (MG) se reuniram e fundaram a União de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem – Unipasv, com o objetivo de buscar benefícios com a exploração da atividade cafeeira.
 
A Unipasv optou por adotar o selo “Fairtrade”, que tem como princípios básicos: “negociar preços justos, engajar-se em relacionamentos de longo prazo, negociar diretamente com os fornecedores, investir em projetos sociais e ambientais, buscando assim a sustentabilidade no processo produtivo”.
 
As propriedades detentoras do selo Fairtrade devem seguir normas e exigências preestabelecidas pela certificadora. Diante desta realidade foi firmada uma parceria entre a UNIPASV, a IFSULDEMINAS- campus Muzambinho e a IHARA, por meio do projeto Planta Forte.
 
Desta união nasceu o projeto UNIFORTE, que tem como atividade realizar pré-auditorias em todas as propriedades da associação com o objetivo de propor medidas de diagnósticos e, posteriormente, programar ações para que os produtores possam adequar as suas propriedades às normas da certificação.
 
Um dos projetos desenvolvidos pela equipe UNIFORTE, foi propor um modelo de depósito para armazenamento dos agroquímicos para as propriedades. Uma maquete foi construída seguindo rigorosamente proporções entre as medidas dos elementos internos e externos, trazendo um aspecto bastante realista ao projeto.
 
O objetivo é que cada produtor se conscientize sobre a importância de construir um depósito destinado ao armazenamento de agroquímicos na sua propriedade, pois afinal a maquete é um verdadeiro exemplo de segurança, organização, responsabilidade sócio-ambiental.
 
A maquete foi levada pela equipe em dias de campo realizados pelo projeto UNIFORTE, onde os produtores puderam conhecer e se informar quanto ao depósito. “O principal intuito da apresentação da maquete foi mostrar aos produtores a importância de se implantar um depósito de produtos químicos em suas propriedades e os benefícios de ter um local exclusivo e adequado para o armazenamento dos agroquímicos”, afirma o Tecnólogo em Cafeicultura e graduando do curso de Engenharia Agronômica IFSULDEMINAS - campus Muzambinho, Marco Antonio Pereira de Ávila, construtor da maquete.
 
O resultado foi positivo, pois após os dias de campo alguns produtores procuraram a associação em busca de auxílio para a construção do depósito em suas propriedades. “O Projeto vem obtendo êxito em seu principal objetivo de adequar e conscientizar os produtores sobre as normas da certificação focando na sustentabilidade do processo produtivo garantindo, assim, o direito da UNIPASV manter a integridade do selo Fairtrade”, finaliza o Prof. Dr. do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, Felipe Campos Figueiredo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.