CI

Uruguai é referência em controle de gado

Comitiva gaúcha estudará o modelo de rastreabilidade adotado no país


De hoje a sexta-feira, uma comitiva de produtores rurais gaúchos e representantes de entidades e do governo estadual percorre o Uruguai em uma viagem de estudos sobre sanidade animal e rastreabilidade.

O roteiro inclui visitas a fazendas, frigoríficos e institutos de pesquisa e culmina com uma visita à Expo Prado, feira agropecuária do país vizinho. Um dos objetivos é verificar como funciona o sistema de rastreamento uruguaio, onde o rebanho é rastreado desde o nascimento, por meio de chip eletrônico.

Temos gado, clima e condições semelhantes, mas rastreabilidades diferentes. A nossa emperrou, e lá (no Uruguai) está fluindo justifica Carlos Simm, coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da Farsul.

A comitiva é composta por 37 pessoas, incluindo produtores rurais e representantes das secretarias da Agricultura e do Planejamento do Estado e da Emater. A viagem é promovida pelo Programa Juntos para Competir, uma parceria entre Farsul, Sebrae e Senar.

Acompanham o grupo o repórter Cristiano Dalcin e o cinegrafista Cristiano Mazoni, do Canal Rural. A equipe preparará também reportagens para Zero Hora nos próximos dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.