CI

Uruguai estuda permitir a importação transitória de frangos do Brasil

O governo uruguaio pretende autorizar a importação, de forma transitória, de frangos do Brasil, para enfrentar "tendências especulativas" do setor


O governo uruguaio pretende autorizar a importação, de forma transitória, de frangos do Brasil, para enfrentar "tendências especulativas" do setor, afirmou o ministro de Gado, Agricultura e Pesca, José Mujica. "O governo se prepara para autorizar algumas importações de frango do Brasil, particularmente do estado de Santa Catarina, que tem um status sanitário muito reconhecido do ponto de vista internacional", disse Mujica à imprensa. "A medida busca fazer frente às tendências especulativas que se manifestaram recentemente neste setor" - apesar do esforço do governo, rebaixando o IVA.

O governo havia anunciado há duas semanas a redução do Imposto ao Valor Agregado (IVA), enquanto os produtores do setor se comprometeram a reduzir o preço do frango, para beneficiar a população ante o encarecimento de alguns produtos. No entanto, após uma queda inicial, o preço do frango voltou a aumentar, chegando a um preço superior ao de antes da implementação da medida.

"Temos que utilizar os mecanismos de mercado até onde podemos, tentando colaborar com o consumidor, que é em geral quem paga as conseqüências", disse, antes de pedir ao empresariado que "preserve a estabilidade econômica no país". O Uruguai não permitia até o momento a importação de frangos, alegando a proteção do status sanitário do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.