CI

Uruguai registra primeira venda de exportação de biodiesel

O volume negociado representa o que foi produzido pela ALUR em janeiro de 2022


Foto: COFCO

A empresa Alcoholes de Uruguay (ALUR), subsidiária da estatal petrolífera ANCAP, fechou um importante acordo comercial com a trader internacional Trafigura para exportar para a União Europeia 4 mil toneladas de biodiesel produzido com óleo de canola. Em nota divulgada pela ANCAP, a empresa disse que após um processo licitatório e duras negociações para obter melhores preços, a ALUR finalmente aceitou a oferta da empresa sediada em Cingapura. O valor da operação seria de cerca de US$ 5 milhões, segundo o jornal local El Observador.

A ALUR teria convocado 120 empresas internacionais, mas apenas 4 fizeram uma oferta específica, uma fora do prazo. Como nenhum dos três restantes atingiu o preço que a ALUR queria, foi então aberto um processo de negociação que terminou com a venda ao trader internacional Trafigura, explicou Stipanicic ao El Observador. Esta renegociação permitiu obter uma melhoria de cerca de US$ 100 por tonelada.

A empresa produz biodiesel em sua biorrefinaria em Capurro, Montevidéu, onde processa óleos vegetais de diversas origens e gorduras animais para produzir até 55.000 toneladas de biocombustível por ano com certificação ISCC.

De acordo com as informações recebidas do comprador, o produto será enviado para Amsterdã para ser armazenado em tanques próprios antes de chegar ao seu destino final nos países escandinavos, onde é dado valor especial aos produtos que contribuem para a redução da pegada de carbono global e outras qualidades, como seu bom desempenho em climas de baixa temperatura.

O volume negociado representa o que foi produzido pela ALUR em janeiro de 2022 e sua saída libera a capacidade de armazenamento necessária para continuar processando o estoque de canola disponível, e realizar novas operações de exportação pelos mesmos processos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.