CI

USDA está errando?

As revisões foram amplamente vistas pelos comentaristas como pessimistas


Foto: Leonardo Gottems

O último relatório WASDE (Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial, na sigla em inglês), divulgado no último dia 12 de Outubro, surpreendeu o mercado e levantou dúvidas sobre sua consistência e acuracidade. A avaliação é feita por Mike Verdin, editor-chefe do portal especializado Agrimoney.

“O relatório de referência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre a oferta e a demanda agrícola mundial, uma bíblia mensal para investidores, apresentou um fornecimento mais farto de sementes oleaginosas e de óleos vegetais e farinhas produzidas a partir delas”, recupera o correspondente.

Isso porque, explica Verdin, a safra de soja dos EUA foi projetada em patamares maiores do que os investidores esperavam. Como resultado, os contratos futuros de novembro foram parar em quase US$ 12,00 o bushel pela primeira vez em 2021, para um contrato spot – uma queda de 28% em relação à alta de maio .
 
“Na verdade, as revisões foram amplamente vistas pelos comentaristas como pessimistas. No entanto, algumas horas depois, o contrato havia se recuperado firmemente acima de US$ 12,00, enquanto o óleo de soja, que caiu 2,7% nas revisões de WASDE, recuperou todo o terreno perdido”, ressalta o editor.
 
A causa do renascimento, explica ele, foi um corte pela Índia de seu imposto base sobre as importações de óleo de palma bruto, óleo de soja bruto e óleo de girassol bruto para zero, de 2,5%, com alíquotas para um corte adicional de imposto de “cess” também, de 20% para 5% para óleo de soja e óleo de girassol e 7,5% para palma.
 
“Isso ocorre porque o maior importador de óleo vegetal luta com os preços internos elevados de um importante produto de consumo. Uma conclusão da recuperação é que vale a pena se manter informado sobre os mercados agrícolas”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.