CI

USDA reduz estoques finais mundiais de trigo

Novos números podem ser positivos para os preços



De acordo com o último relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a disponibilidade global de trigo para a safra 2017/18 caiu marginalmente devido à redução dos estoques iniciais globais (-0,38%), contrabalançado com o aumento da produção. A produção global aumentou 0,8 milhão de tons, ou 0,11%, devido ao aumento de 1,0 milhão de tons da Rússia e 0,5 MT na União Europeia, segundo respectivas atualizações feitas neste mês. 

“Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução de 500 mil tons na produção do Paquistão”, observa o analista da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Fernando Pacheco. De acordo com ele, os novos números do USDA podem ser positivos para os preços.

As exportações globais aumentaram 600 mil tons com os EUA e Rússia aumentando 700 mil e 500 mil tons, respectivamente, neste mês. Com a redução das disponibilidades e o aumento do consumo os estoques finais foram reduzidos em 600 mil tons, ou 0,22%, mas ainda assim, é um recorde.

Estoques finais norte-americanos

A projeção dos estoques finais de todos os trigos norte-americanos para a safra 2017/18 foi reduzida em 680 mil toneladas, devido ao aumento das exportações. “As vendas recentes ao Iraque deram suporte ao aumento das projeções de venda de trigo hard de inverno”, comenta Pacheco.

“O último relatório do NASS sobre produtos de farinhas de trigo, emitido em 01 de novembro último, indicou que houve somente um pequeno aumento de 1,18% ou 680 mil tons, no uso do grão para alimentação humana na safra 2017/18. Os estoques finais, com isto, estão projetados em 25,45 milhões de tons, cerca de 2,6% a menos do que a estimativa de outubro, mas ainda assim acima da média dos últimos 5 anos. A projeção dos preços aos agricultores americanos continua inalterada a faixa cujo ponto de equilíbrio é $ 4,60”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.