CI

USDA reduz previsão para a soja brasileira

A prevista queda dos estoques finais mundiais motivou a alta do grão em Chicago


Em relatório divulgado nesta quinta-feira, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reduziu sua estimativa para a produção brasileira de soja na safra 2004/05 para 59 milhões de toneladas, ante as 63 milhões previstas em fevereiro. Mas, apesar de significativo, o ajuste foi considerado conservador por especialistas do país, que em geral prevêem menos de 55 milhões em virtude da prolongada estiagem que reduziu a produção dos Estados do Sul.


Para Fernando Muraro, da Agência Rural, Antonio Sartori, da Brasoja, e Renato Sayeg, da Tetras Corretora, a redução foi conservadora. Sayeg, por exemplo, estima menos de 54 milhões de toneladas; Sartori, menos de 52 milhões. De qualquer maneira, com o ajuste efetuado o USDA também diminuiu a projeção para as exportações brasileiras nesta temporada, de 22,3 milhões para 21,1 milhões de toneladas, e para os estoques finais mundiais do grão, de 61,35 milhões para 55,98 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.