CI

USDA veio “morno e decepcionante”

Órgão de agricultura não está enviando um sinal certo ao mercado sobre o racionamento da demanda


Foto: Leonardo Gottems

As cotações da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) finalizaram a última sexta-feira, 9 de Abril, com queda nas cotações após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revelar um relatório “morno e decepcionante”. A avaliação é feita pela equipe de analistas da Consultoria AgResource Brasil.
 
“No milho, os estoques finais foram reduzidos mas muito aquém do esperado pelo mercado. O consumo de ração e etanol foi elevado e as exportações também, mas acreditamos que a projeção desta última ainda está baixa diante do total comprometido do cereal norte-americano para exportação”, comentam os analistas.
 
De acordo com a Consultoria, por não aumentar as exportações de milho dos Estados Unidos conforme os dados estatísticos de vendas e embarques sugerem, a porta permanece aberta para ajustes de exportação adicionais e cortes nos estoques finais do grão em 20/21: “Vale lembrar também que a relação estoque/uso do cereal no país é a menor da história, em 9,2%”.

“Para a soja, a estimativa de estoques ficaram iguais. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reduziu o esmagamento da oleaginosa levemente mas elevou as exportações, o que acabou compensando. O mercado esperava um aumento maior nas exportações da oleaginosa e esmagamento. Portanto, a leitura é que o órgão de agricultura não está enviando um sinal certo ao mercado sobre o racionamento da demanda. A relação estoque/uso da soja também é a menor da história, em 0,6%”, concluem os analistas da AgResource Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.