CI

Usina de Biodiesel do Tecpar vai ser inaugurada

A usina possui capacidade produção de 500 a 1.000 litros por dia


O governador Roberto Requião e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, inauguram nesta segunda-feira (23-07) a usina de produção de biodiesel instalada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa pública do governo do Paraná em Curitiba. Com capacidade produção de 500 a 1.000 litros por dia, a unidade vai possibilitar o acompanhamento da produção e a utilização do produto em pequena escala e permitir o repasse da tecnologia aos produtores rurais paranaenses.

“Agora será possível acompanhar a produção e a utilização do produto em escala semi-industrial”, afirma o gerente da Divisão de Biocombustíveis (Dbio) e do Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio), Bill Jorge Costa, ao lembrar que o Paraná já conta com a base e a experiência em testes de biocombustíveis em escala laboratorial. “O Tecpar é referência, trabalha na área desde a década de 80, tem uma longa história de trabalhos realizados na área de biocombustíveis, além de pesquisar, analisar e testar combustíveis alternativos e de fontes renováveis”, destaca Costa.

A planta de produção é multiuso. Isto é: pode testar qualquer tipo de óleo, mas vai começar com o de girassol. O governo quer estudar a possibilidade de aproveitamento de diversas matérias-primas regionais, basicamente óleos vegetais de produtos como a soja, o girassol e o nabo forrageiro, além de gorduras animais. Para isso, está organizando um zoneamento agrícola.

O projeto contempla também atividades de treinamento e participação em eventos, compra de material de consumo, de dois veículos com motor a diesel para testes e de dois kits de conversão de motores, além da manutenção dos equipamentos.

A expectativa é de que a planta do instituto, instalada atrás do bloco C na unidade da Cidade Industrial de Curitiba, possa servir de modelo para disseminar o conhecimento gerado. A empresa vencedora da licitação para fornecimento dos equipamentos para a planta de produção de biodiesel do Tecpar foi a Tecnologias Bioenergéticas (Tecbio), de Fortaleza, ao preço de R$ 845 mil.

A planta, construída com recursos do Fundo Paraná, foi adequada segundo normas de segurança e padrões de qualidade para produzir biodiesel e conta com a infra-estrutura do Tecpar composta de salas de apoio, laboratórios e uma sala de controle. A planta de produção de biodiesel fica na sede do Tecpar da Cidade Industrial de Curitiba, na Rua Algacyr Munhoz Maeder, 3775, CIC, Curitiba.

A solenidade de inauguração da usina será às 15 horas e vai contar com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, da diretoria do Tecpar, e dos diretores da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.