CI

Usina Iracema investe na colheita mecanizada

Este ano a moagem atingiu a marca de 2,6 milhões de toneladas de cana


Um encontro com a imprensa realizado na semana passada na Maison Solano, em Limeira (SP), marcou o encerramento da 69ª safra da história da Usina Iracema. A unidade foi fundada em 1937, quando um pequeno engenho de aguardente de cana recebeu investimentos, transformando-se numa destilaria de álcool.

A apresentação dos resultados foi feita pelo diretor agroindustrial, Roberto Pupulin, que destacou que a Iracema –– pertence ao Grupo São Martinho, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil –– situa-se entre os três primeiros lugares no ranking brasileiro de moagem de cana.

Este ano a moagem atingiu a marca de 2,6 milhões de toneladas de cana, processadas e transformadas em 3, 5 milhões de sacas de 50 quilos de açúcar, o que equivale a 178 mil toneladas, e 107 milhões de litros de álcool.

Os números registrados este ano são semelhantes aos da safra passada, quando a produção de açúcar foi ligeiramente menor e a fabricação de álcool um pouco superior, segundo informa a assessoria de imprensa do grupo.

Pupulin destaca que nos últimos anos o Grupo São Martinho, com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), investiu mais de R$ 20 milhões com o objetivo de ampliar a colheita de cana mecanizada, que hoje chega à marca dos 66% da área cultivada, devendo alcançar 100% no ano de 2010.

Localizada em Pradópolis, a Usina São Martinho moeu nesta safra 6,73 milhões de toneladas de cana, índice que a coloca entre as maiores do Brasil e do mundo. A unidade é uma das mais modernas do país, utiliza avançados processos nas áreas agrícola e industrial, colhendo 90% de sua cana com máquinas e sem queima.

A Usina Iracema, localizada em Iracemápolis, segundo Pupulin, tem um total de 2.839 funcionários, dos quais, 1.944 são fixos e 895, safristas. A cidade de Limeira fornece 24,5% do total de colaboradores fixos (477 pessoas) e 12,3% dos safristas (110).

Os funcionários da Iracema recebem um treinamento de 35/horas/homem/ano e têm acesso a bolsas de estudo para o ensino fundamental, médio/técnico, graduação e pós-graduação. O diretor agroindustrial destaca, também, as práticas agrícolas desenvolvidas, como a destinação dos resíduos industriais para a adubação orgânica; o reflorestamento das áreas de preservação, recompondo a mata ciliar das áreas próprias, gerando maior quantidade e melhor qualidade da água, sempre de acordo com as normas da legislação vigente.

Ainda nesse aspecto, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Limeira, visando a colheita de cana crua, que na safra 2006/2007 foi de 84,69%, devendo chegar a 88,34% na safra 07/08. Também no setor de práticas agrícolas utilizadas pelo Grupo São Martinho estão em funcionamento três laboratórios que fornecem material para as duas unidades, visando o controle biológico das pragas que mais atingem a cana-de-açúcar, como a broca, a cigarrinha e o bicudo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.