Usina Jaciara inicia a safra de cana no MT
Nesta temporada, a produção deverá chegar a 14 milhões de toneladas de cana no Estado
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O setor sucroalcooleiro mato-grossense tem na região Sul, um dos principais expoentes: a Usina Jaciara, que completa nesta sexta-feira (20-04) 35 anos de atividades sob o comando do Grupo Naoum. A data coincide com o início da safra de cana-de-açúcar, que vai abastecer o Estado com álcool e açúcar até o ano que vem. Na última safra, Mato Grosso ficou entre os sete maiores produtores do País. Nesta temporada, a produção deverá chegar a 14 milhões de toneladas de cana, 800 milhões de litros de álcool e 10 mil sacas de açúcar, segundo informações do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado (Sindálcool).
O início da safra é sempre um acontecimento importante para os produtores de cana-de-açúcar, conforme o presidente do Sindálcool, Piero Vincenzo Parine. A expectativa do Grupo Naoum, que detém 14% do mercado estadual, com as usinas Jaciara e Pantanal, é de contribuir para o bom desempenho do setor em Mato Grosso, com cerca de dois milhões de toneladas de cana moída, tendo como meta a produção de 3,8 milhões de sacas de açúcar, e 45 milhões de litros de álcool, segundo informações do assessor industrial, Marcos Siqueira.
Durante seus primeiros anos de implantação em Mato Grosso, a Usina Jaciara dedicou-se exclusivamente à produção do açúcar, ao diversificar com o álcool, passou a expandir seus negócios, o que levou o Grupo Naoum, que tem sua sede em Anápolis (GO), a instalar, há 12 anos, a Usina Pantanal, também em Jaciara (71 km de Rondonópolis). As usinas ocupam uma área de 40 mil hectares, entre terras próprias e arrendadas. A contribuição das duas usinas para a região é grande, a começar pela sustentação, por muitos anos, do desempenho positivo do nível empregos, que atende não só os trabalhadores daquele município, mas também do seu entorno.