CI

Usinas investem em planejamento


As perspectivas baixistas para os preços do açúcar no mercado internacional, projetados pelo mercado para a próxima safra, estão incentivando as usinas sucroalcooleiras a prospectar seus negócios com a ajuda de consultorias especializadas.

Com o processo de profissionalização do setor, observado, com mais ênfase, desde a metade da década passada, as usinas também estão planejando seus negócios e trabalhando na otimização de seus custos.

"As companhias passaram a trabalhar sua gestão com base nos resultados", diz o engenheiro Martiniano Lopes, diretor da Business Consulting Service (BSC), unidade de negócios da IBM para consultoria empresarial.

Segundo Lopes, por esse conceito o empresário adota o planejamento do caixa a médio e longo prazo, o que ajuda a trabalhar também os seus custos. "Também auxiliamos no planejamento integrado das atividades agrícolas e industriais de cada usina", afirma. Para Lopes, esse conceito é importante para estruturar as duas áreas, que antes não costumavam atuar integradas.

A percepção de uma nova gestão administrativa do setor sucroalcooleiro começou a mudar a partir da grande crise de preços do açúcar, observada entre as safras 1998/99 e 1999/00, que foi marcada pela superoferta de matéria-prima no país.

Lopes foi um dos executivos responsáveis pela reestruturação administrativa realizada pela gigante Copersucar nos últimos anos. Desde o segundo semestre deste ano, a cooperativa atua com um conselho administrativo e um executivo de mercado.

A Usina Açucareira de São Manoel, de São Manoel (SP), a 30 quilômetros de Botucatu, implementou, com a ajuda da consultoria da IBM, a gestão de estoques e de compras, o que ajudou a reduzir os custos da empresa, afirma o diretor da usina Sérgio Nicoletti. Segundo o executivo, a usina passa por um processo de reestruturação desde 1992, quando iniciou o programa de qualidade e de profissionalização da gestão administrativa.

Nos últimos três anos, com a capitalização do setor sucroalcooleiro e redução do endividamento dessas empresas, as usinas estão aumentando a demanda pelos trabalhos oferecidos pelas consultorias. Lopes diz que a demanda por esse tipo de consultoria tem crescido a cada ano e cerca de 10 companhias já procuraram esses serviços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.