CI

Usinas tratam esgoto sanitário com soluções da Mizumo

Empresas do setor sucroalcooleiro reconhecem a importância de se investir no tratamento de efluentes


As principais usinas produtoras de álcool e açúcar do país utilizam estações compactas da Mizumo que permitem o reúso do efluente tratado ou seu retorno sem riscos à natureza

As maiores empresas do setor sucroalcooleiro reconhecem a importância de se investir no tratamento e reaproveitamento de efluentes em suas atividades e, desta forma, vêm contribuindo para reduzir a demanda sobre os mananciais e melhorar o meio ambiente em que vivemos.

Para a Mizumo, uma unidade de negócios do Grupo Jacto, adequar uma estação compacta de tratamento de esgoto sanitário (ETE) à demanda gerada por empreendimentos de diversos portes é um desafio que faz parte do seu dia-a-dia. Por conta de seu know-how, a empresa já forneceu mais de 60 sistemas para usinas de açúcar e álcool sediadas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, entre outros estados brasileiros.

Dentre as indústrias sucroalcooleiras, cujas usinas se beneficiam das soluções da Mizumo estão Alcana Destilaria de Álcool, Aralco, Bioenergética Aroeira, Bioenergética Vale do Paracatu, Clealco, Cocal, Companhia Açucareira Vale do Rosário, Companhia Energética Santa Elisa, Cosan, Della Coletta Bioenergia, Destilaria Vale do Tietê, Grupo Balbo, Grupo Cerradinho, Grupo ETH, Grupo Louis Dreyfus Commodities, Grupo São Martinho, Grupo USJ, MB, Nova América, Oswaldo Rib. de Mendonça, Ruette, Usina Alto Alegre, Usina Barra Grande de Lençóis, Usina Interlagos, Usina Rio Pardo, Usina São Domingos, Usina São Luiz, Usina Uberaba, Usina Vale do Paraná e Zilor.

As estações compactas da Mizumo mais utilizadas nessas companhias são, em sua maioria, das linhas Plus e Tower, com capacidade de tratamento variável. "Para propor soluções completas e adequadas às necessidades das usinas sucroalcooleiras fazemos um estudo personalizado no qual observamos a caracterização da origem do esgoto gerado, o pico de vazão diária, a destinação do efluente tratado, o perfil hidráulico da rede de esgoto e outros aspectos", explica Giovani Toledo, gestor da unidade de negócios Mizumo.


ETE com autonomia
As soluções da Mizumo contribuem para o trabalho de redução do uso de água potável para fins não industriais nas empresas sucroalcooleiras, bem como para o retorno do efluente tratado e sem riscos à natureza. Por conta de sua autonomia, a implantação das ETEs permite o tratamento do esgoto doméstico sem impactar nos custos de despesas operacionais, até porque os produtos da empresa são auto-operáveis e seu funcionamento requer apenas uma rotina pré-estabelecida, de acordo com cada sistema, com vistas à conservação e bom funcionamento.

Para as usinas de álcool e açúcar, as estações compactas da Mizumo são mais vantajosas, pois respeitam a legislação ambiental municipal, estadual e federal e atendem às normas vigentes, dentre elas, a ISO 14000, que é imprescindível para indústrias que possuem atuação global. E também por contarem com a capacitação técnica de uma empresa que possui uma equipe própria para prestar o serviço de Assistência Técnica e Manutenção Preventiva Mizumo.

"Os sistemas da Mizumo são modulares, o que facilita sua expansão e deslocamento para outros locais. Podemos também oferecer soluções para melhoria de estações já implantadas, dentre elas, a instalação de equipamentos periféricos como filtro de biogás e sistema de desinfecção, bem como serviços de alteração de layout", informa Toledo.

As informações são da assessoria de imprensa da Mizumo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.