Uso de biomassa florestal para produção de energia é destaque de Seminário
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)


Agronegócio

Uso de biomassa florestal para produção de energia é destaque de Seminário

Paineis acontecem entre os dias 02 e 04 de abril na Expo Center Norte
Por:
1049 acessos
Helton Danin da Silva e Antonio Francisco Jurado Bellote, da Embrapa Florestas coordenam os paineis do evento que acontece entre os dias 02 e 04 de abril na Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Consumido principalmente por indústrias siderúrgicas, a energia proveniente da biomassa florestal - como carvão vegetal e lenha - coloca o Brasil em posição de destaque em energia renovável. Entre as vantagens do consumo deste tipo de biomassa, destaca-se o fato de ser um combustível renovável com impacto nulo sobre o efeito estufa. Com isso, o Brasil é apontado por especialistas como o país com maior potencial de projetar-se como líder no mercado bioenergético. No entanto, existem fatores importantes que devem ser considerados sobre o uso da biomassa florestal. Helton Damin da Silva, chefe-geral da Embrapa Florestas, destaca, por exemplo, que a utilização da biomassa proveniente de florestas, o contrário do que se pode especular, não deve contribuir para o processo de devastação das florestas brasileiras. "É preciso criar normas para que o uso de biomassa como fonte de energia seja exclusivamente a partir de florestas plantadas, e certificadas e produzidas em condições de boas de práticas de manejo", avalia.

Silva, juntamente com o pesquisador da Embrapa Florestas, Antonio Francisco Jurado Bellote, discutirá este e outros temas pertinentes ao uso da biomassa florestal dentro do I Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia, que acontece entre os dias 02 e 04 de abril na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Responsáveis pela coordenação técnica do seminário, abordagens referentes a escolha de espécies para produção de biomassa florestal, técnicas silviculturas e seus efeitos na produtividade florestal e produção de etanol a partir de biomassa florestal estarão presentes nas palestras, entre outras discussões interessantes.

A escolha da Embrapa Florestas como uma das coordenadoras deste ciclo de palestras agrega muito valor ao I Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia. A entidade já colocou um significativo número de tecnologias à disposição do setor florestal brasileiro. Elas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservam o meio ambiente. Esta grande experiência será refletida através dos paineis coordenados por Silva e Bellote.
Mais informações sobre os novos eventos podem ser obtidas no site www.feirabioenergia.com.br. O temário completo pode ser visualizado em, http://www.feirabioenergia.com.br/seminario/temario

Serviço:

Feira Biomassa & Bioenergia / AveSui América Latina 2012 / AveSui Reciclagem Animal
Data: 02 a 04 de Abril de 2012
Local: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink