CI

Uso de pigmentos em dietas de aves tem benefícios econômicos

As novas exigências do consumidor moderno incluem a aparência do alimento


Novus do Brasil lança linha de pigmentos que contribui para reduzir custos ou aumentar valor agregado

As novas exigências do consumidor moderno incluem a aparência do alimento. Um ovo com a gema de cor mais forte muitas vezes é interpretado como um alimento mais saudável e fresco pelo consumidor final, defendeu o especialista em pigmentos Victor Cedó.

“Em vários países, incluindo o Brasil, o consumidor interpreta um alimento pigmentado como um alimento de mais qualidade e higiene. A maioria das pesquisas de mercado revelou que os consumidores procuram uma cor mais forte para os alimentos, tanto a na pele de frango, como na gema do ovo, o que significa mais pigmento”, disse Cedó, gerente de contas especiais em Tarragona, na Espanha, do Grupo IQF, recentemente adquirido pela Novus Internacional.

O especialista destaca uma redução de custos, e consequentemente um aumento da lucratividade do produtor, e um maior valor agregado do produto entre as vantagens do uso de pigmentos na nutrição de frangos de corte e de aves poedeiras.

“Os produtores podem escolher entre duas estratégias diferentes ao adotar o uso de pigmentos. A primeira delas é para reduzir os custos de produção através da substituição de matérias-primas. Estes produtos permitem substituir o milho por cereais mais econômicos, como o sorgo, mantendo a coloração da gema. Outra estratégia é agregar valor, oferecendo um produto de mais qualidade percebida, o que significa frango ou ovo com uma cor mais forte, atendendo a demanda do consumidor final. E isso proporciona um novo mercado, com margens mais altas ao produtor”, afirmou Cedó.

O especialista lembra que estes produtos são largamente usados em países como Espanha, França e Itália. “Nestes mercados, os pigmentos são usados em dietas de 90% das aves poedeiras e cerca de 60% dos frangos de corte”.

Os Produtos

A Novus do Brasil traz pela primeira vez ao país uma linha de pigmentos naturais e naturais idênticos depois de anunciar a aquisição das empresas IQF. “Essa medida faz parte da nossa estratégia de expansão mundial. O Grupo IQF tem uma experiência de 40 anos em desenvolvimento de tecnologia e pesquisa de pigmentos e detém até 30% do mercado mundial de pigmentos naturais”, declarou o gerente de marketing da Novus do Brasil, David Moreno.

Ele ainda destaca a liderança tecnológica da empresa no mercado. “Alta tecnologia é a base da empresa IQF, que é uma pioneira no desenvolvimento de tecnologia para encapsulamento de Canthaxantina, que é um carotenóide sintético de pigmentação vermelha”.

Moreno anuncia a chegada ao mercado brasileiro dos produtos Xamacol 40, um pigmento natural amarelo, e Canthacol, um pigmento natural idêntico vermelho. Para ter acesso a outras informações, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (19) 3935.6801.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Novus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.