Uso integrado de abelhas sem ferrão em sistemas agroecológicos de produção será tema de dia de campo

Agronegócio

Uso integrado de abelhas sem ferrão em sistemas agroecológicos de produção será tema de dia de campo

Embrapa irá realizar dia de campo sobre o uso integrado de abelhas sem ferrão em sistemas agroecológicos de produção
Por:
565 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A Agroecologia, as abelhas sociais nativas do Brasil e os aspectos relacionados com a criação das Abelhas sem Ferrão (ASF), denominada de Meliponicultura tem despertado o interesse de um público cada vez mais amplo. Por conta disso, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) irá realizar, em 30 de novembro, dia de campo sobre o uso integrado de abelhas sem ferrão em sistemas agroecológicos de produção, em parceria com Rede de Agroecologia do Leste Paulista e Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa).

Coordenado pelos pesquisadores Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), lotado na Embrapa Meio Ambiente e Katia Braga, da Embrapa Meio Ambiente, o objetivo é o de promover espaços de intercâmbio de experiências e aprendizagem sobre a importância ecológica das abelhas sem ferrão, as técnicas de manejo para a sua criação racional e as diversas possibilidades de usos e produtos associados aos Sistemas Agroecológicos.

Nesse contexto, o dia de campo buscar reunir meliponicultores, apicultores, agricultores, técnicos, estudantes e o público interessado nessa temática.

"Em um ambiente de troca de saberes e vivências práticas, possibilitada pelo Meliponário-Experimental-Escola e do Sistema Agroflorestal – Abelhas, ambos instalados no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, pretende-se que ao longo do dia, os principais temas relacionados com essas duas áreas possam ser abordados e discutidos de forma prática com os participantes", explica Camargo.

A importância do evento é enfatizada pelo fato de que, nos últimos anos, os temas abelhas, polinização e a relação desses polinizadores com a agricultura tem tido destaque na mídia internacional e nacional, principalmente pelo declínio dos polinizadores no mundo, o uso intensivo de agrotóxicos e o seu impacto para a prática da meliponicultura e na preservação desses importantes representantes de nossa rica biodiversidade.

A programação irá abordar temas como a biologia das abelhas sem ferrão, diversidade de espécies, objetivos da criação, instalação de colmeias e povoamento de meliponário, produtos das abelhas sem ferrão, flora meliponícola e integração das abelhas aos sistemas agroecológicos de produção - Sistemas Agroflorestais. São 30 vagas, gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cnpma.eventos@embrapa.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink