Os primeiros cachos de uva da safra 2018/2019 já estão sendo colhidos nos vinhedos de variedades superprecoces, como a Vênus, implantados em zonas de microclima mais quente, ou seja, vales dos maiores rios da Serra, como nos municípios de Cotiporã, Caxias do Sul e Farroupilha.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, a fruta apresenta ótima qualidade, principalmente quanto à ausência de fitomoléstias, fortemente favorecida pelas condições climáticas da semana, com bastante insolação, baixa umidade e chuvas bem espaçadas.
A área com o cultivo desta variedade de uva é pouco expressiva, porém ela se destaca pela possibilidade de agregação de valor, já que é colhida antes das demais.
Vênus é uma alternativa de uva de mesa precoce sem sementes e com sabor aframboesado, desenvolvida pelo Programa da Universidade de Arkansa, e que foi avaliada e lançada no país pela Embrapa. Seu ciclo (da brotação à colheita) na região da Serra Gaúcha é de 130 dias, sendo a primeira uva a maturar. É recomendada para regiões com temperaturas mais elevadas na primavera, sem a ocorrência de geadas tardias.
Uva Vênus já está sendo colhida na região da Serra
Primeiros cachos de uva da safra 2018/2019 já estão sendo colhidos nos vinhedos de variedades superprecoces, como a Vênus
Por Seane Lennon
27/11/2018 13h02 · Fonte: Emater/RS

Veja também

Vinhos podem ter aliquotas de 8% e 16% com Imposto Seletivo

Caminhada percorre roteiro inédito em Garibaldi

Caminhada Vivendo o Vale percorre roteiro inédito

Leilão de vinhos apoiará entidades em Flores da Cunha

Vinícolas gaúchas se unem para produzir vinho exclusivo

Vinhas Velhas Tannat nasce de vinhedo com 50 anos

