CI

Vacas francesas têm até ventilador

Em 2020, Joannon instalou dois ventiladores a um custo de € 9.000 (US $ 9.000)


Foto: Pixabay

Com temperaturas recordes em toda a França, não são apenas os humanos que sofrem: até as vacas nas montanhas precisam de ventiladores para atravessar a onda de calor. Apesar de estar a uma altitude de 780 metros (2.600 pés), o mercúrio subiu para 34 graus Celsius na fazenda de Nicolas Joannon, localizada nas montanhas perto da cidade oriental de Lyon.

Joannon instalou dois ventiladores gigantes, medindo 4,5 metros (quase 15 pés) de diâmetro, dentro de seu celeiro. Agora as vacas podem relaxar em suas barracas com camas de palha sob as lâminas giratórias que baixam a temperatura em alguns graus.

Os criadores precisam constantemente se adaptar às mudanças climáticas, diz Joannon. “À medida que as temperaturas aumentam, os animais sofrem estresse térmico, tendem a comer menos e produzir um pouco menos de leite”, diz o homem de 34 anos que administra sua fazenda familiar de 45 hectares.

“Mas se forem colocados em boas condições para passar pela onda de calor, logo após o término, os animais vão recuperar o nível inicial de produção e continuar a produzir leite de qualidade para os consumidores”, acrescenta.

Em 2020, Joannon instalou dois ventiladores a um custo de € 9.000 (US $ 9.000). As pás do ventilador começam a girar automaticamente: quanto mais quente, mais rápido elas vão. Joannon diz que as vacas estão menos letárgicas desde que os ventiladores foram instalados. As vacas leiteiras são muito sensíveis à temperatura. A partir de 22°C (71°F) e 50% de umidade, eles acumulam calor em seus corpos, o que reduz a produção de leite. Embora cada animal produza entre 28 e 38 litros de leite por dia, o calor pode causar uma queda de dois litros por dia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.