CI

Vacas podem combater coronavírus, diz empresa dos EUA

Elas conseguem produzir anticorpos que combatem o vírus


Foto: Pixabay

Uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos induziu vacas geneticamente modificadas a bombear anticorpos humanos que sujeitam o SARS-CoV-2, o patógeno que causa a doença mortal, e planeja iniciar testes clínicos neste verão. "Isso é promissor", diz Amesh Adalja, médico de doenças infecciosas do Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins. "Queremos ter o maior número possível de contramedidas", completa. 

Para produzir anticorpos para tratar ou prevenir doenças, as empresas recorrem frequentemente a fontes como culturas de células ou plantas de tabaco. Mas há quase 20 anos, os pesquisadores começaram a desenvolver a abordagem agora aplicada pela SAb Biotherapeutics de Sioux Falls, Dakota do Sul, para produzir anticorpos em animais. 

A empresa altera geneticamente as vacas leiteiras para que certas células imunológicas carreguem o DNA que permite às pessoas produzir anticorpos. Essa atualização permite que os animais produzam grandes quantidades de anticorpos humanos contra uma proteína patogênica injetada neles. "Essencialmente, as vacas são usadas como um biorreator gigante", diz o imunologista viral William Klimstra, da Universidade de Pittsburgh, que vem testando a potência dos anticorpos bovinos contra o SARS-CoV-2. 

As vacas são boas fábricas de anticorpos, e não apenas porque têm mais sangue do que animais menores projetados para sintetizar versões humanas de proteínas. Seu sangue também pode conter o dobro de anticorpos por mililitro que o sangue humano, diz Eddie Sullivan, presidente e CEO da SAb Biotherapeutics. 

Quando a pandemia de COVID-19 eclodiu, a SAb Biotherapeutics já havia concluído um ensaio clínico com anticorpos gerados por vaca contra a síndrome respiratória do Oriente Médio, causada por um coronavírus relacionado à SARS-CoV-2. O desenvolvimento desse tratamento "nos deu uma visão inicial para focarmos no objetivo certo", diz Sullivan. Em 7 semanas, as vacas estavam gerando anticorpos contra o pico da SARS-CoV-2. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.