CI

Vacinação alcança mais de 99% do rebanho bovino


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária divulgou, esta semana, um balanço da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, que foi realizada em novembro. O município imunizou 99,5% do rebanho bovino, o que correspondeu a 46,8 mil animais. A campanha foi promovida em parceria com a Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), o Sindicato Rural de Resende e o Núcleo de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura. Mil e quinhentos produtores da zona rural receberam gratuitamente o suporte dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, os resultados obtidos pela administração do prefeito José Rechuan (PP) nas campanhas de imunização contra a febre aftosa continuam sendo positivos e mostram novamente o trabalho realizado pela prefeitura, no sentido de fortalecer cada vez mais a agropecuária como uma das atividades principais da economia local, além de reafirmar a preocupação com a qualidade dos produtos consumidos pela população.

- Desde 2009, nossa média tem ficado acima do percentual de 98,5%. Esse resultado comprova que realmente os produtores estão se conscientizando a respeito da importância de vacinar seus animais. Na campanha de novembro, o índice superou a média - destacou.

Segundo o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, João Ricardo Teixeira Neves, responsável pela campanha em Resende, a imunização é obrigatória e cumpre a determinação do Ministério da Agricultura. Os donos de animais não imunizados ficam impedidos de comercializar a produção leiteira ou qualquer outro produto de sua propriedade. Além disso, estão sujeitos à multa e poderão ter a propriedade interditada pelas autoridades sanitárias.


Os produtores que ainda não vacinaram seus animais contra a febre aftosa devem procurar o Núcleo de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, na Rua Coronel Brasiel, 33, em Campos Elíseos, prédio anexo à sede da Emater. No local, serão fornecidos orientações sobre multa, atualização cadastral e os procedimentos para a imunização do rebanho.

João Ricardo informou também que outra campanha realizada durante todo o ano em Resende foi a imunização de animais bovinos contra a raiva e a brucelose. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária adquiriu duas botijas contento 600 doses de semens de diferentes raças de bovinos. O veterinário explicou que o trabalho de inseminação tem como objetivo melhorar a genética do rebanho bovino de leite e corte.

Para ter acesso a esses serviços, os proprietários podem fazer a solicitação na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no Parque de Exposições, ou pelo telefone 3360-7502, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.