Vale inicia produção de fosfatos no Peru
CI
Agronegócio

Vale inicia produção de fosfatos no Peru

Essa operação marca o início do primeiro projeto greenfield da Vale no mercado de fosfatos
Por:

Valor Online - A Vale informou nesta segunda-feira o início das atividades de produção na Mina Fosfatos Bayóvar, localizada em Piura, na província de Sechura, norte do Peru. Essa operação marca o início do primeiro projeto greenfield da Vale no mercado de fosfatos.

Após cumprido o período de testes, a mina, que terá capacidade de produção de 3,9 milhões de toneladas anuais de rocha fosfática, entrou em operação no último fim de semana, mas a data oficial de inauguração é no dia 05 de agosto. O investimento no projeto, que teve início em 2007, foi estimado em US$ 566 milhões.

A nova operação inclui, além da mina, uma planta concentradora de fosfatos, uma estrada de 32 quilômetros, correia transportadora e um terminal marítimo.

A produção de Bayóvar, que possui recursos de classe mundial, atenderá principalmente o mercado brasileiro, onde a demanda por insumos de fertilizantes é crescente. O Brasil importa cerca de 90% do potássio e 53% dos fosfatados que utiliza na produção de fertilizantes.

Além de Bayóvar, no negócio de fertilizantes, a Vale possui a mina Taquari-Vassouras, em Sergipe, a única mina de potássio em operação no Brasil, e detém um atrativo portfólio de projetos em desenvolvimento.

No potássio, a Vale tem o projeto Carnalita, em Sergipe, e os projetos Rio Colorado e Neuquén, na Argentina, e Regina, no Canadá. No caso do fosfato, a Vale desenvolve ainda o projeto Evate, em Moçambique.

Em fins de maio, a Vale concluiu a aquisição dos ativos de fertilizantes da Bunge no Brasil e do controle da Fosfértil. Os ativos adquiridos estão estrategicamente posicionados nas regiões de maior consumo de fertilizantes. No caso da Fosfértil, há o projeto para desenvolver nova mina de fosfato localizada em Patrocínio, Minas Gerais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.