Variedade de tomate mais resistente ao míldio
o primeiro feedback por parte dos agricultores foi positivo

Três novas variedades de tomate, recém descoberta podem tolerar ataques de mofo no tomateiro, entre eles o míldio. A doença ataca as culturas do tomate e da uva, o que pode causar perdas totais para o produtor. O fungo ataca principalmente as partes verdes da planta, como as folhas. O míldio gera pequenas manchas densas e brancas, por isso o nome mancha branca, ou mancha mofo.
As variedades atendem pelo nome de: Défiant F1, Galadiant F1 e a Prospériant F1, ambas estarão disponíveis para a venda, a partir da temporada 2023. O míldio do tomateiro é causado pelo patógeno Phytophthora Infestans.
No geral, o mofo é encontrado em safras de dois anos em três, em média”, explica Alicia Dufour, chefe de pesquisa e desenvolvimento de tomates da Voltz Maraîchage, empresa especializa em sementes biológicas e tradicionais para horticultores, na França.
Por mais de quatro anos, a Voltz Maraîchage concentrou sua pesquisa em variedades tolerantes a esse patógeno. De acordo com a empresa, o primeiro feedback por parte dos agricultores foi bem positivo, já que os produtores se dizem satisfeitos com as variedades, que podem ser vendidas a granel, por exemplo.
Além disso, o fato destas três variedades serem determinadas e cultivadas em campo aberto permite aos agricultores reduzir os custos de produção e eliminar a necessidade de abrigos ou estufas.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.