Várzea Grande livre da febre aftosa
CI
Agronegócio

Várzea Grande livre da febre aftosa

Município conseguiu atingir 100% na vacinação de bovinos e bubalinos
Por:
O município de Várzea Grande conseguiu atingir 100% na vacinação de bovinos e bubalinos. A terceira etapa da Campanha de Vacinação da Febre Aftosa terminou no dia 15 de novembro. No município existem 472 propriedades rurais e o número de bovinos registrados chegam à marca 22,6 mil.


“Os produtores rurais têm mantido, anualmente, a vacinação de seus animais, o que tem garantido o controle da febre aftosa no município de Várzea Grande e região”, comemorou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Celso de Souza Brandão.

Ele disse ainda que a sua equipe de trabalho têm mantido em atividade a campanha de conscientização para que os produtores rurais mantenham em dia a vacinação de seu rebanho. “Só assim estaremos garantindo a erradicação da doença”, pontuou.

Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O rebanho total do Estado é de 28.695.273, o maior do país.

AFTOSA - A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus. Atinge animais de cascos bipartidos – bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus permanece vivo na medula óssea, mesmo depois de morto o animal. Por isso, a moléstia é altamente contagiosa. O primeiro sintoma é a febre alta. Podem surgir aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente ferida nos cascos ou nos úberes. As lesões impossibilitam o animal de se alimentar e podem provocar a morte. O vírus é geralmente transmitido pelo leite, pela carne e pela saliva do animal doente.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.