Veja a previsão completa para a segunda-feira
Saiba como fica o tempo na sua região
Foto: Marcel Oliveira
Neste início de semana (12/07), o tempo não terá mudanças significativas em relação às chuvas. Seguimos sob o regime do bloqueio atmosférico, uma região de alta pressão que impede a formação de nuvens carregadas, sobre boa parte do país e, com a maior presença do sol, no período da tarde, as temperaturas estarão elevadas para a época do ano em praticamente todas as regiões, até mesmo ao sul do Brasil. Além disso, os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo dos 20% na parcela mais central do país.
Conforme o relatório do Agrotempo, no decorrer da semana este cenário mudará. Ao final da quarta-feira (14/07), uma frente fria vai avançar sobre o sul do RS, provocando chuvas no sul do estado gaúcho. Além disso, este sistema também provocará o declínio nas temperaturas a partir da madrugada de quinta (15/07), pois na retaguarda da frente fria há uma massa de ar polar. Ainda na quinta-feira, as chuvas avançam para o norte do RS, oeste de SC, sul do PR e poderá provocar algumas instabilidades pontuais sobre o sul do MS.
As projeções sobre os acumulados divergem na intensidade das chuvas, sendo que o modelo Alemão aponta para chuvas de até 40 mm no oeste de SC ao passo que o modelo Americano indica chuvas na ordem dos 30 mm na região, para a quinta. A frente fria continua avançando na sexta-feira (16/07), de maneira menos intensa, mas provocando chuvas pontuais sobre o PR, sul de SP e na metade sul do MS. Novamente as projeções divergem em relação aos acumulados para sexta, sendo desta vez o modelo Europeu a projeção com os maiores volumes de chuva previstos, na ordem dos 50 mm ao norte do PR.
Há condições para o fortalecimento desta frente fria, devido à intensidade dos Jatos de Baixos Níveis, as correntes de ventos que trazem a umidade amazônica para o centro sul do país. Assim, os jatos de baixos níveis poderão reforçar o sistema e favorecer as chuvas com acumulados significativos.
Sobre o frio
Ao que está previsto, a intensidade dessa massa de ar polar não será como aquela que atingiu o país no final do mês de junho, provocando o fenômeno de friagem na região norte e geadas ao sul do MT. As menores temperaturas poderão ocorrer entre a madrugada de sábado e domingo (17 e 18/07) permanecendo pelo menos até terça-feira (20/07). No período da noite até o amanhecer poderá ter temperaturas negativas nas regiões serranas do RS e de SC, e sul do PR.
Esta massa de ar polar, será projetada para a parcela mais central do país juntamente com o avanço de uma segunda frente fria, que vai trazer mais ar frio para o país, prevista para os dias 21 e 23/07. Vale mencionar que, dada a distância na quantidade de dias até a data da previsão, o cenário poderá mudar, intensificando o frio ou perdendo força. Seguimos acompanhando na central Agrolink Agrotempo.
Saiba como fica o tempo de cada região:
Região Norte
As chuvas continuam confinadas na metade norte da região, especialmente sobre o estado de RR, norte do PA, norte do AM e AP onde serão registrados os maiores acumulados do dia. Já na metade sul dos estados do PA, RO e TO a condição de tempo seco prevalece. Na região central do AM e do AC poderão ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, mas mal distribuídas. O destaque fica para as temperaturas no período da tarde que serão elevadas ao sul do AM, AC, RO, PA e TO.
Região Nordeste
As pancadas de chuvas continuarão presentes na região, e poderão ocorrer ao norte do do MA e entre o litoral da BA até o estado de PE, mas de maneira irregular. Já no oeste da BA, sul do MA, sul do PI e metade sul do CE a condição será de tempo seco. Além disso, as temperaturas estarão elevadas no período da tarde, especialmente no RN, CE, metade sul do MA e PI, e no oeste baiano.
Região Centro-Oeste
O dia terá o predomínio de tempo seco e tarde quente. Com a forte presença do sol e poucas nuvens, as temperaturas seguem em rápida elevação no período da tarde e passam dos 35°C ao sul do MT. Não há perspectivas de chuvas sobre a região. Alerta para os índices de umidade relativa do ar, que poderão ficar abaixo dos 20% em uma grande área entre o MS, MT e GO.
Região Sudeste
O amanhecer será ameno, especialmente nas regiões mais altas do sudeste e até mesmo na parcela central de MG. No entanto, com a presença do sol, os termômetros seguem em rápida elevação, indicando uma tarde quente no triângulo e norte mineiro, e oeste paulista. A umidade do mar manterá o litoral com uma maior variação de nebulosidade, mas sem chances para chuvas.
Região Sul
O amanhecer segue frio na região sul, especialmente nas áreas serranas de SC, onde ainda há condições para formação de geadas pontuais. Já nas demais localidades, apesar das menores temperaturas pela manhã, a tarde será quente para a época do ano, com temperaturas acima dos 22°C no RS e podendo se aproximar dos 30°C ao norte do PR. No extremo sul do RS, há uma pequena condição para formação de pancadas de chuvas isoladas.
NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa
Veja os mapas destaques para hoje:
Chuva:

Temperatura Máxima:

Condições para Geadas:
