CI

Veja a previsão completa para a terça-feira

Saiba como fica o tempo na sua região


Foto: Marcel Oliveira

Nesta terça-feira (31/08) algumas localidades do norte do país apresentam algumas características típicas da primavera, promovendo a maior abrangência das chuvas sobre os estados do norte. Ao mesmo tempo, um sistema de alta pressão no oceano, garante a incursão de umidade suficiente para provocar chuvas na costa leste do país, além disso as temperaturas ficarão amenas nestas áreas. 

Para quarta-feira (01/09) a tendência aponta para uma ampliação nas áreas onde poderão ocorrer chuvas ao norte do país, avançando com uma melhor distribuição até mesmo para o norte do MT. Já na faixa leste, especialmente sobre leste de MG, RJ, ES e leste baiano, as chuvas persistem devido ao sistema de alta pressão, ao passo que sobre o litoral paulista e leste do PR e SC a atuação deste sistema perde força. Na quinta-feira (02/09) as projeções apontam para a aproximação de uma frente fria sobre o sul do país, em alguns pontos do sul do RS poderá ocorrer algumas chuvas mas sem indicativos de acumulados expressivos e tempo severo. Ainda na quinta, a tendência indica que as chuvas avancem de maneira mais organizada na metade oeste e norte do estado do MT, além da manutenção das chuvas entre o ES e leste do nordeste. Para sexta-feira (03/09) a frente fria avança, mas de forma oceânica, diminuindo os volumes de chuvas esperados sobre o RS. 

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As chuvas já apresentam um padrão característico de primavera sobre a região norte, deste modo as pancadas ficarão mais espalhadas com a possibilidade de temporais localmente fortes, sobretudo entre o sul de RR e norte do AM. Já nas demais localidades do AM e PA as chuvas também terão uma boa distribuição, mas com acumulados abaixo dos 30 mm. Sobre o AC, RO e norte do TO, há condições para formação de pancadas de chuvas rápidas, isoladas e mal distribuídas. A tendência aponta que no AP o tempo será seco e sobre o sul do AM, RO e metade  leste do AC os termômetros poderão passar a marca dos 40°C.

Região Nordeste
As chuvas continuam presentes no leste da região, especialmente sobre o litoral baiano, onde em algumas localidades poderá registrar acumulados expressivos no final do dia. Sobre o interior do MA, há condições para pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas, mas que poderão ser localmente fortes, apesar disso os acumulados em 24 horas serão baixos. Em toda a faixa do sertão nordestino a condição do tempo será firme e temperaturas elevadas.

Região Centro-Oeste
As projeções indicam a presença de algumas pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas ao norte da região. Essas pancadas poderão ocorrer sobre o norte do MT, e norte do GO, mas os acumulados ao final do dia serão inferiores aos 10 mm.  Sobre a metade sul da região, o tempo seco prevalece, com índices de umidade relativa do ar inferiores aos 20%  e nos momentos mais críticos, próximos dos 10%. Os termômetros sobre o MT marcaram temperaturas elevadas especialmente na região do pantanal. 

Região Sudeste
A presença de um sistema de alta pressão no oceano favorece a incursão dos ventos do quadrante leste sobre a região. Deste modo, a umidade marítima consegue avançar sobre boa parte da faixa leste do sudeste, provocando chuvas sobre o ES, RJ, leste de MG e mantendo o dia mais encoberto sobre o litoral paulista. Essas chuvas poderão provocar acumulados expressivos sobre o ES, podendo ultrapassar a marca dos 50 mm em 24 horas. A presença desses ventos sobre a região também ajudam a amenizar o calor, em particular na faixa leste. 

Região Sul
O predomínio do tempo sobre a região será de tempo seco e céu claro. Mas na metade leste do estado de SC e PR, devido à maior incursão de umidade trazida pelos ventos provocados pelo sistema de alta pressão no oceano, o dia terá uma maior cobertura de nuvens e a possibilidade de chuvas fracas e passageiras. O amanhecer é ameno sobre a região, e o período da tarde com temperaturas inferiores aos 30°C. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.