CI

Veja a previsão completa para o fim de semana

Saiba como fica o tempo na sua região


Foto: Pixabay

O estabelecimento de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorece o registro de chuvas volumosas na região sudeste. Em alguns pontos, as projeções indicam acumulados superiores aos  240 mm no decorrer do final de semana, particularmente nas áreas produtoras de café. O corredor de instabilidades também organiza as chuvas sobre o centro-oeste, norte e metade oeste da região nordeste do país. Por outro lado, a presença de uma área de alta pressão mantém o tempo firme e com gradativa elevação nas temperaturas na região sul. 

Confira a plataforma de mapas aqui:

Sábado 08/01
O aprofundamento de uma área de baixa pressão na costa do sudeste, em conjunto com a atuação de uma frente fria já posicionada na região dão as condições para o estabelecimento da ZCAS. E esta configuração, em especial, contribui para elevados volumes de chuvas sobre o estado de MG, ES e RJ. 

Algumas projeções indicam acumulados superiores aos 100 mm no decorrer das 24 horas de sábado, sobre a grande região de Belo Horizonte, na parcela central do estado mineiro. Além disso, os volumes serão expressivos no ES, atingindo as áreas produtoras de café. Algumas localidades poderão registrar acumulados na ordem dos 80 mm no decorrer do dia.

O corredor de instabilidades formado pela ZCAS atinge também o triângulo mineiro, sul de GO e contribui para o alinhamento das chuvas sobre o oeste da BA, TO e partes do MT. Em alguns pontos do GO, as chuvas poderão ser intensas resultando em volumes acima dos 60 mm.

O padrão dos ventos também contribui para o fortalecimento das chuvas sobre a parcela leste e central do estado do PA. Já ao norte do estado, em especial, na Ilha de Marajó, as chuvas também serão expressivas por conta da Zona de Convergência Intertropical.

Apesar de todas as condições para chuvas no centro-norte do país, a região sul enfrentará um período mais seco. Apenas algumas pancadas rápidas e passageiras poderão ocorrer no leste de SC, PR e SP.

Domingo 09/01
As projeções indicam a manutenção das chuvas causadas pela ZCAS, sobretudo no sul de MG e ES, elevando ainda mais os volumes previstos durante o final de semana. O corredor de umidade também continuará influenciando o tempo sobre o oeste de MG, GO, metade oeste da BA, nordeste do MT e TO. Entretanto, as chuvas nessas regiões serão menores do que as registradas no sábado. 

Sobre o estado do MS, as chuvas poderão retornar com maior intensidade sobre a metade oeste, apesar de que os volumes previstos não são tão elevados, ficando entre 7 e 15 mm, e ocorrendo de forma esparsa. 

No domingo, as projeções também indicam um aumento nas temperaturas no RS, particularmente no sudoeste do estado. A presença de uma massa de ar seco, associada a regiões de alta pressão, impede a chegada de umidade e a formação nuvens carregadas, contribuindo para a elevação nas temperaturas no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.