CI

Veja a previsão do tempo para o fim de semana

Para este final de semana o destaque fica para o desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o sul do Brasil


Foto: Pixabay

Para este final de semana o destaque fica para o desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o sul do país. E com o suporte de umidade, tanto da região amazônica quanto do oceano, as condições atmosféricas são favoráveis para chuvas volumosas na região. No entanto, nass demais áreas do país não teremos mudanças significativas no decorrer do sábado e domingo.

Sábado (19/06)
A formação de um sistema de baixa pressão sobre a região sul do país fortalecida com a umidade trazida da região amazônica e também a umidade que sopra do oceano em direção ao continente, somam as condições para chuvas volumosas. Os modelos continuam apontando para acumulados que podem se aproximar dos 100 mm especialmente no litoral do estado de SC e litoral norte do RS. Além disso, sobre o norte do RS, grande parte de SC e metade sul do PR as chuvas terão uma boa distribuição e com acumulados expressivos também. As chuvas provocadas por este sistema de baixa pressão, poderão atingir também o extremo sul do estado do MS e de SP, porém de maneira mais isolada e irregular. 

Sobre o extremo norte brasileiro, o calor combinado com a alta disponibilidade de umidade garante as condições para pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes, especialmente ao norte do estado do AM e norte do PA. Já em todo o litoral nordestino, ES e RJ a condição segue para pancadas de chuva passageiras e sendo de maior intensidade na região entre SE e PE.

Já na faixa central, TO e interior nordestino, a condição do tempo segue seca e com as temperaturas elevadas no período da tarde. Em contraste com ass temperaturas de inverno na região sul, que devido à maior cobertura de nuvens as tardes serão geladas.

Domingo (20/06)
A maior mudança em relação ao dia anterior será novamente na região sul. Isso devido ao deslocamento da região de baixa pressão para o oceano, diminuindo assim as chuvas sobre os estados. Porém ainda haverá uma grande quantidade de umidade, especialmente na faixa leste, que poderá favorecer alguns pontos com chuva fraca e passageira, além de um céu bastante encoberto.

Outra região com diminuição das chuvas, fica na metade leste do estado do PA, as chuvas também diminuirão. No entanto nas demais áreas do norte, ainda segue a condição de pancadas isoladas com potencial para serem pontualmente fortes e aumentando também esta condição no estado do AC. 

No litoral nordestino, a tendência também será de diminuição nas chuvas, particularmente ao norte do estado do MA. Entretanto, a condição de pancadas passageiras persiste nas demais áreas do litoral nordestino.

Na região central, não há mudanças significativas e ao sul a tendência das temperaturas seguirá com características de inverno. 


Sábado:

 

Domingo:
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.