Veja a previsão para a quarta-feira
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGROTEMPO

Veja a previsão para a quarta-feira

No amanhecer desta quarta-feira, na serra catarinense há possibilidade de registro de geada fraca e pontual
Por: -Aline Merladete

Nesta quarta-feira (08/12) a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) fortalecida pelo Ciclone que atua na costa do sudeste, mantém as condições para chuvas no corredor que se estende desde de o sul da região norte, centro-oeste, metade sul do nordeste até a costa do sudeste. Mais uma vez, existe o potencial para chuvas intensas no sudeste com o registros superiores aos 80 mm no decorrer do dia e na forma de fortes temporais. Por outro lado, no centro-sul do país a atuação de uma massa de ar mais seco, associada a uma área de alta pressão, mantém o tempo firme na região. 

No amanhecer desta quarta-feira, na serra catarinense existe uma pequena possibilidade do registro de geada fraca e pontual, especialmente em áreas de baixada. O fenômeno ocorre devido à grande perda de calor para o céu nas noites sem cobertura de nuvens, além disso é necessário que o vento esteja fraco e as temperaturas um pouco mais amenas. Isso também pode ser interpretado como mais uma das influências do fenômeno La-Niña na região sul do país. Entretanto, essa geada não causa preocupação para o produtor, visto que será de forma muito pontual, isolada e com fraca intensidade. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
Mesmo com a presença da ZCAS alinhando as instabilidade pelo sul e leste da região norte, a tendência indica que as chuvas são esparsas e irregulares, sobretudo no oeste do AM e AC. Contudo, na região do Baixo Amazonas no nordeste do PA, leste do PA e TO poderão ter o registro de fortes temporais com acumulados expressivos. Sobre o AP, norte de RR e RO as chuvas também serão registradas, podendo ser melhor distribuídas do que nas demais localidades.

Região Nordeste.
Com a manutenção do corredor de umidade (ZCAS) e a intensificação do ciclone na costa do sudeste, contribui para o aumento das instabilidades no oeste do estado baiano. As instabilidades poderão ganhar uma melhor distribuição sobre o MA e PI também por conta da intensificação da ZCAS. Por outro lado, o tempo continua predominantemente firme desde o norte da BA até o CE, apenas com a possibilidade de pancadas fracas e passageiras no litoral dos estados.  

Região Centro-Oeste 
O corredor de umidade continua atuando na metade norte da região centro-oeste. Mantendo as condições para o registro de chuvas em todo o estado do MT e metade norte do GO, com potencial para acumulados superiores aos 50 mm no norte do GO. Além disso, a formação de uma região de baixa pressão ao norte do MS poderá resultar em pancadas de chuva intensa, inclusive no sul do MT. Contudo, essa chuva terá características de verão, sendo potencialmente forte mas de maneira isolada e irregular. 

Região Sudeste
O fortalecimento da ciclone na costa da região contribui para a manutenção da ZCAS e consequentemente o fortalecimento das instabilidades sobre a região. Em especial, novamente, o norte de MG poderá registrar volumes expressivos de chuva podendo superar a marca dos 80 mm em uma área mais ampla do que no dia anterior, bem como o norte do ES. No litoral Paulista, sul de MG e todo o estado do RJ, as chuvas também estarão presentes, mantendo também o dia com uma maior cobertura de nuvens e temperaturas mais amenas para a época do ano. 

Região Sul
O domínio de uma massa de ar seco, associado a uma área de alta pressão, mantém o tempo firme em praticamente todas as áreas do sul. A exceção será no leste do PR e litoral norte de SC, onde a umidade do mar poderá provocar algumas pancadas de chuva fraca, rápida e passageira. Por outro lado, com o céu limpo, vento calmo e temperaturas amenas, existe a possibilidade da quarta amanhecer com a presença de geadas na serra Catarinense, contudo caso isso ocorra será de forma muito isolada, pontual e de fraca intensidade, sobretudo nas áreas de baixada. O contraste fica para a metade oeste da região sul, onde as temperaturas no período da tarde poderão se aproximar dos 35°C e com índices de umidade próximos dos 20% nos momentos mais críticos. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

*Material exclusivo e elaborado pela equipe Agrotempo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.