CI

Veja a previsão para o fim de semana

Saiba como fica o tempo na sua região


Foto: Marcel Oliveira

Neste final de semana, o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre os países vizinhos, vai atuar sobre o centro-sul do país, favorecendo um ambiente propício para o registro de tempestades e chuvas volumosas. Essa área de baixa pressão se desenvolverá como uma frente fria, provocando chuvas volumosas e abundantes  sobre o Brasil central. 

Confira a plataforma de mapas aqui:
https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Sábado 23/10

O desenvolvimento de uma área de baixa pressão ao norte da Argentina e Paraguai em conjunto com o forte suporte do ar quente e úmido da região amazônica, carregado pelos Jatos de Baixos Níveis, são condições favoráveis para ocorrência de tempestades sobre o sul do país. 

Essas tempestades poderão ocorrer na metade oeste do RS, oeste de SC, sudoeste do PR e sul do MS. Existe também um potencial elevado para queda de granizo e condições propícias para o registro de tempo severo - como vendavais, altos volumes de chuva em curtos períodos de tempo, muita atividade de raios - com potencial para eventuais transtornos.  Os volumes das chuvas no sábado podem superar os  70 mm pontualmente, mas na média das projeções as áreas mais chuvosas terão acumulados de 40 mm no decorrer do dia. 

Outra zona de chuva no país é no eixo norte/nordeste, pois com a manutenção do corredor de umidade que sai da região amazônica em direção ao oceano, a atmosfera permanece instável. As chuvas poderão ser volumosas no oeste da BA e no meio norte entre o MA e PI, com os volumes se aproximando dos 40 mm que poderão ocorrer na forma de temporais.

Neste sábado, apenas nas áreas entre o sul de MG e SP, RJ, nordeste do nordeste, região do Pantanal MS/MT e sul de RO terá o predomínio de sol. 

Domingo 24/10

A área de baixa pressão se desloca para o oceano, fazendo com que as chuvas avancem sobre a parcela mais central do país na forma de uma frente fria. Essa frente fria também receberá o forte suporte do ar quente e úmido carregado pelos Jatos de Baixos Níveis e o padrão dos ventos favorecem a conexão entre a frente fria e o corredor de umidade atuante na região norte/nordeste, direcionando ainda mais umidade para o sistema.  

Deste modo, a tendência será de chuvas volumosas e abundantes em grande parte do país. Ao norte do PR, SP e MS os volumes poderão se aproximar dos 100 mm pontualmente e na média das projeções os volumes ficam acima dos 40 mm. Existe o potencial para tempo adverso sobre esses estados com possibilidade de queda de granizo de forma isolada. 

O fluxo de umidade também aumenta sobre o MT, GO , MG e TO, aumentando a abrangência e os volumes das chuvas.

No domingo, apenas o extremo sul do RS e nordeste do nordeste terá o predomínio de tempo firme.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.