CI

Veja as propostas do candidato à Presidência Lula

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato a presidência pelo PT (Partido dos Trabalhadores)


Foto: Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato a presidência pelo PT (Partido dos Trabalhadores). O programa de governo do candidato recebe o título de "Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil". O documento  traz como primeiro compromisso a “restauração das condições de vida da imensa maioria da população brasileira”. Para isso, ele propõe politicas que atendam famílias atingidas pela crise econômica e pela fome.

Sobre o agronegócio, em entrevista à CNN, o presidenciável afirma, "no agro tem muita gente que sabe, que necessita produzir, que tem de haver uma politica de preservação ambiental, que tem de respeitar questão do clima. O mundo comercial vai cobrar isso do Brasil. Você tem muita gente responsável [no agro] que cuida do meio ambiente, que tenta preservar, que não quer fazer invasões no Pantanal, que não quer fazer invasões em qualquer bioma. Essa gente vai continuar trabalhando, e essa gente conosco ganhou muito dinheiro.”

Conforme as informações divulgadas pela Agência Brasil, o texto destaca ainda pontos sobre como retomar e ampliar o programa de transferência de renda Bolsa Família, além de propor revogar parte da legislação trabalhista atual para trazer mais proteção social aos trabalhadores, especialmente os que têm menos garantias, como autônomos e os que têm relações mediadas por aplicativos.

O programa de governo apresenta ainda políticas específicas para diversos grupos, incluindo pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, indígenas, quilombolas e população negra. Além de ações afirmativas para os grupos, são propostas mudanças em relação à segurança pública, como o combate à violência policial e a redução do encarceramento.

As propostas também enfatizam a necessidade de fortalecimento do papel do Estado na economia. O programa se coloca contra a privatização de instituições como Correios e Eletrobras e defende que os bancos públicos tenha seu papel ampliado. A Petrobras, de acordo com o texto, deve ser orientada no sentido de garantir a segurança energética e investir em fontes renováveis.

O plano de governo traz ainda a necessidade de reforçar instrumentos de combate à corrupção e a transparência do governo, como o cumprimento estrito da Lei de Acesso à Informação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.