CI

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Temperaturas podem declinar no Sul do Brasil


Foto: Marcel Oliveira

Nos próximos dias, o padrão do tempo na faixa norte do Brasil não deverá sofrer mudanças significativas. No setor à leste atuará o vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), mas que não favorece ainda muita instabilidade no Nordeste, e o tempo fica firme e baixa umidade relativa. No leste do Nordeste, a circulação dos ventos favorecerá chuva fraca e passageira em alguns pontos.

Já na faixa centro-sul do país haverá mudanças nas condições de tempo. Hoje a atuação de um cavado e o calor em superfície deu condições para instabilidades em parte do Sudeste do Brasil e no MS. Simultaneamente, a  frente fria vai se associar a outro sistema frontal mais ao sul e avançará em direção ao Sudeste do Brasil, trazendo mudanças de tempo em áreas de SP e do RJ, com aumento dos ventos e chuva pontual e sem grandes volumes, principalmente na faixa litorânea.

Além disso, a circulação predominante na Região Sul será da alta pressão pós-frontal e a partir da tarde, com o avanço de novos cavados, reforçará as instabilidades. Este padrão se manterá no sábado, com pequeno deslocamento para leste, de acordo com o avanço dos sistemas. Já em áreas do interior do Sudeste e até a BA, nestes dias, o sistema frontal não atuará de forma direta, mas alinhará o fluxo de umidade em direção ao interior do país. Por isso, haverá condições para pancadas de chuva mais fortes, com volumes pontuais mais significativos.

No domingo (06/12) e na segunda-feira (07/12) este cavado avançará em direção ao Sudeste do Brasil, o que aumentará as condições de chuva, assim como os volumes em grande parte da região, inclusive na faixa leste, onde estará sob a influência dos ventos de leste, levando umidade do mar para o continente, associados a alta pós-frontal. Além disso, a instabilidade estará alinhada em direção até a Região Norte do país.

Entre a segunda e a terça-feira (09 e 08/12) este cavado favorecerá a formação de uma baixa pressão e a instabilidade se manterá em parte do sudeste, principalmente entre o ES, RJ, MG e norte e nordeste de SP, alinhando em direção ao interior do país. Assim, com este padrão se configurará um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pelo menos até a quinta-feira. Na faixa leste da Região Sul do Brasil, os ventos de leste ainda favorecerão chuvas mais fracas. Com a passagem do sistema frontal e o aumento das chuvas, a temperatura declina um pouco em áreas do Sul do Brasil no sábado e pelo leste do Sudeste posteriormente.

Material produzido pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.