CI

Veja como será a terça-feira (22) pelo Brasil

A frente fria que atua no oceano, ajuda a organizar uma faixa de nebulosidade no centro do país


Foto: Marcel Oliveira

Nesta terça-feira (22/12) a frente fria que atua no oceano, ajuda a organizar uma faixa de nebulosidade no centro do país que se estende do sul do AM, MT, TO, GO, MG, SP e RJ. Essa faixa de nebulosidade permanecerá na região nos próximos dias, configurando então um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Favorecendo então volumes significativos de chuva em toda região de atuação, podendo ser localmente fortes na forma de temporais. Além disso, uma região de baixa pressão entre os litorais paulista e carioca, e a presença da circulação de leste, levando a umidade do oceano para o litoral, aumentam as condições para grandes volumes de chuva, principalmente entre o litoral de SP e RJ.

No RS, o tempo segue firme sob a influência de uma região de alta pressão, porém no litoral de SC e PR o tempo fica encoberto, com a possibilidade de chuva fraca devido a umidade do oceano, levada pela circulação da alta pressão.

No Nordeste, o tempo segue firme sob a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Para quarta (23) e quinta feira (24), as condições do tempo sofrem poucas alterações, mantendo ainda a frente fria estacionada no oceano, e a configuração da ZCAS na parcela central do país, provocando ainda volumes significativos de chuva, em especial entre MG, SP e RJ devido a região de baixa pressão no litoral entre SP e RJ. No sul, a influência da alta pressão tem um leve avanço, deixando o tempo mais estável entre o RS, oeste de SC e oeste do PR. No litoral da região sul, devido aos ventos de leste da circulação de alta pressão, parte da faixa leste fica encoberta com a possibilidade de chuva fraca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.