CI

Venda da safra de soja cresce em Mato Grosso

O que tem garantido o faturamento do produtor é o preço pago na saca


Em relação a comercialização da safra de soja em Mato Grosso na temporada 2013/14, já foi atingindo 38,5 por cento do total estimado, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na comparação com a estimativa do mês anterior, houve um avanço de 7,25 pontos percentuais nas vendas da safra cujo plantio está começando. No ano passado, os negócios estavam mais adiantados nesta época, com 61,4 por cento da safra vendi- da antecipadamente.


Segundo dados divulgados no relatório de Fechamento do Ano Agrícola 2012/2013 do Projeto Referência, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a média de produtividade de soja é de 51,6 sacas por hectare na safra 2012/2013. O que tem garantido o faturamento do produtor é o preço pago na saca que se mantém em ascensão nos últimos três anos.

Os gastos com insumos para a soja, por exemplo, numa média das quatro regiões, saltou de R$ 841 por hectare na safra 2011/2012 para R$ 1.049 na safra 2012/2013. Segundo João Vianna, diretor do Instituto de Desenvolvimento da Gestão Empresarial no Agronegócio (Igeagro), a tendência é que a ascendência dos fertilizantes, sementes e defensi- vos continue muito forte.


De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, há diferenciais nesta safra a serem observados. O presidente diz acreditar que será uma safra de incertezas. Isso porque se não tivesse acontecido a seca nos Estados Unidos, se o real não estivesse desvalorizado no mesmo momento, possibilitando que a formação de preço futuro desse uma pequena viabilidade, certamente seria mais complicado. Ele pondera que os produtores precisam ficar atentos, pois se as safras norte-americana e sul-americana forem boas, o produtor brasileiro precisará ficar alerta aos seus investimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.